Pesquisa Científica do Campus Itabaiana em destaque no 6º Simpif
Confira trabalhos apresentados pelo Campus Itabaiana no maior evento científico do IFPB
A participação do Campus Itabaiana no 6º Simpósio de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação do IFPB uniu aprendizado, troca de experiências, inovação e pesquisa científica. Além dos trabalhos sobre Educação e Movimentos Sociais, outros também ganharam destaque , mostrando que aprender na prática é muito mais enriquecedor. O evento foi realizado em João Pessoa, nos dias 23 a 25 de julho.
Um dos destaques do Campus foi a apresentação da professora de Biologia Dandara Monalisa Mariz da Silva Quirino Bezerra, que compartilhou os resultados da pesquisa “Impressão de modelos tridimensionais para o ensino de biologia celular”. O trabalho foi desenvolvido por estudantes do curso técnico integrado em Automação Industrial — João Cabral da Silva Neto, Mariana Cavalcanti de Medeiros, George Luís Oliveira de Camargos e Paulo Artur de Lima Alves — durante os anos de 2023 e 2024, com apoio do edital PIBIC-EM/CNPq. A pesquisa promoveu a integração entre as áreas da formação geral e técnica, com orientação também do professor João Antonio da Silva Neto.
Outro projeto que chamou atenção foi o estudo sobre o uso de jogos de tabuleiro modernos como ferramenta de ensino-aprendizagem no ensino médio. A pesquisa, desenvolvida por Abraão Santiago da Silva (egresso do campus e atual estudante de Licenciatura em Física no IFPB – Campus Campina Grande) em parceria com os estudantes Maysa Ellen da Silva Paiva, João Cabral da Silva Neto e Mônica Vitória Vicente da Silva, teve orientação do professor Evandro Alves Torquato Filho e foi aprovada no Edital Interconecta 03/2024. A proposta interdisciplinar abrange conteúdos de Física, Química, Biologia, Matemática e áreas técnicas, como geração de energia e matriz energética.
O 6º Simpif celebrou os resultados alcançados por estudantes e professores em suas pesquisas científicas em todo o IFPB. O espaço foi uma troca de experiências, permitindo que a educação ultrapassasse os muros da instituição, contribuindo de forma positiva na formação de jovens pesquisadores. Confira toda a cobertura do evento nas redes sociais, clicando aqui.

