Você está aqui: Página Inicial > Itabaiana > Notícias > 2024 > 02 > Alunos de Eletromecânica do Campus realizaram visita técnica à EPASA

Alunos de Eletromecânica do Campus realizaram visita técnica à EPASA

por publicado: 17/02/2024 00h03 última modificação: 17/02/2024 00h08

Em uma visita técnica, planejada pelo professor Igor Forcelli Silva, estudantes do Curso Técnico Integrado em Eletromecânica tiveram a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos sobre a geração de energia elétrica conhecendo a EPASA (Centrais Elétricas da Paraíba).

A experiência possibilitou aos alunos entenderem in loco todo o processo envolvido na geração de energia elétrica a partir de diversos recursos energéticos. Os conceitos de segurança energética foram um dos pontos de destaque da visita, evidenciando a importância do tema para o setor.

Os participantes tiveram a chance de explorar os principais equipamentos utilizados na geração de energia, incluindo motores a combustão e geradores, essenciais para a conversão de energia mecânica em elétrica. Além disso, foi dada uma atenção particular aos dispositivos responsáveis pela transmissão de energia elétrica, como transformadores, barramentos, para-raios, disjuntores e chaves faca, componentes importantes para a transmissão segura da energia até os consumidores.

Um dos pontos altos da visita foi o acesso ao setor de supervisão e controle, onde os alunos puderam ver de perto os elementos de automação que integram esse processo complexo. Foi apresentado o funcionamento do CLP (Controlador Lógico Programável), da IHM (Interface Homem Máquina) e do Sistema Supervisório, ferramentas fundamentais para a operação eficaz e segura das centrais elétricas.

Esta visita técnica não apenas complementou a formação acadêmica dos alunos com uma experiência prática valiosa mas também abriu horizontes para as possíveis áreas de atuação futura. A iniciativa reafirma o compromisso da instituição em oferecer educação de qualidade, alinhada às necessidades do mercado e às últimas tendências tecnológicas do setor energético.

Agradecemos à EPASA pela acolhida e compartilhamento de conhecimento, marcando mais um passo importante na formação dos nossos futuros técnicos(as) em Eletromecânica.