Você está aqui: Página Inicial > Itabaiana > Notícias > 2023 > 12 > Estudantes do Campus Itabaiana vivenciam aula de campo no Cemitério da Cidade

Estudantes do Campus Itabaiana vivenciam aula de campo no Cemitério da Cidade

Estudantes do Campus Itabaiana participaram de uma atividade de ensino interdisciplinar no Cemitério Nossa Senhora da Boa Morte.
por publicado: 04/12/2023 08h02 última modificação: 04/12/2023 08h03

Na sexta-feira (01/12) os estudantes do Campus Itabaiana participaram de uma atividade de ensino interdisciplinar no Cemitério Nossa Senhora da Boa Morte (fundado em 1918) no Município de Itabaiana-PB.

Na atividade os trabalhadores do Cemitério (Carlos Elias, Luis José, Geovani Jorge, Jorge José, Josivaldo da Silva e o administrador José Francisco/Gambar) ensinaram aos estudantes etnosaberes sobre o papel social da morte, patrimônio, biologia, filosofia, história, sociologia, química, cultura, artes, tempo, espaço, tecnologias, desigualdades sociais, tradição, etc.

A arquitetura dos túmulos, as imagens das pessoas, as datas que revelam o nascimento e a morte, as frases, os símbolos, as flores, as velas, as obras de artes e as manifestações culturais e religiosas, possibilitaram aos jovens estudantes uma verdadeira experiência humana e formativa sobre os diferentes momentos da história do município, do estado e do mundo.

Após a experiência no Cemitério, os estudantes visitaram o espaço onde estava localizado o antigo Cemitério da cidade (1780-1918). No local hoje funciona o templo da Assembleia de Deus. Na Igreja os jovens foram acolhidos pelo pastor José Paulo do Nascimento, que ao apresentar o prédio, mediou reflexões sobre os diferentes sentidos e papéis que o espaço exercia na sociedade, com destaque a sua importância atual para a vida das famílias.

No fim da atividade, os jovens se reuniram no Coreto da Cidade (inaugurado em 1914), local histórico que marca o desenvolvimento urbano de Itabaiana, realizando leituras sobre as experiências vividas na manhã da sexta-feira.

Contribuíram significativamente com a aula de Campo: Joelma Lins (secretária de educação) e Kleber Bernardo (motorista).