Você está aqui: Página Inicial > Guarabira > Notícias > 2024 > 03 > Estudante do Campus Guarabira participa de seletivas para Olimpíadas Internacionais de Astronomia, Astrofísica e Astronáutica

O aluno participará de dois treinamentos que vão selecionar os representantes do Brasil nas Olimpíadas
por Amanda Tavares de Melo publicado: 27/03/2024 15h47 última modificação: 27/03/2024 15h47

O estudante Vinícius Matias Albuquerque, do 3 º ano do curso Técnico em Contabilidade do IFPB Campus Guarabira, foi aprovado em uma seletiva para participar de dois treinamentos que vão definir os membros das equipes do Brasil na Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica (IOAA) e na Olimpíada Latino-americana de Astronomia e Astronáutica (OLAA). O aluno foi orientado pelos professores de Física Alan de Andrade Santos e Jair da Silva Andrade.

O discente ficou entre os 50 estudantes brasileiros convocados para participar de dois treinamentos em Barra do Piraí, no Rio de Janeiro. O primeiro treinamento será realizado entre os dias 7 e 12 de abril e o segundo, de 19 a 24 maio de 2024. Ambos contarão com aulas e provas que vão selecionar cinco participantes para representar o Brasil em cada uma das competições internacionais.

O estudante celebrou a conquista e falou sobre as suas expectativas para as próximas etapas: “Foi um processo bem difícil, com diversas provas, mas no final valeu a pena, pois veio um sentimento de que meu esforço foi recompensado. Quanto aos treinamentos, vejo uma oportunidade de conhecer pessoas de diferentes locais no Brasil que partilham do mesmo objetivo, além de poder ter contato com professores muito qualificados e de grande prestígio”, destacou.

Mesmo com o nervosismo envolvido na participação em competições científicas de alto nível, Vinícius se mostrou animado para participar dos treinamentos. “Representar o Brasil em uma prova internacional gera alguma expectativa para trazer um bom resultado, mas daqui para lá haverá três treinamentos, então é bem possível alcançar o nível exigido pelas provas. Para isso, eu pretendo continuar estudando, trocar conhecimentos com alunos mais experientes que já passaram pelo processo e aproveitar os professores e as aulas para tirar dúvidas sobre as matérias”, finalizou o estudante.

A 17ª Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica (IOAA) será sediada no Brasil no período de 17 a 27 de agosto. O evento ocorrerá no Rio de Janeiro e está sendo organizado pelo Observatório Nacional, unidade de pesquisa vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). A Olimpíada Latino-americana de Astronomia e Astronáutica (OLAA), por sua vez, vai acontecer em novembro na Costa Rica.