Você está aqui: Página Inicial > Guarabira > Notícias > 2023 > 12 > Campus Guarabira traz uma retrospectiva das conquistas dos alunos nas Olimpíadas de Informática neste ano de 2023

por publicado: 27/12/2023 12h05 última modificação: 27/12/2023 12h30

Fazendo uma breve retrospectiva das conquistas dos alunos do campus IFPB Guarabira neste ano de 2023, observa-se grandes conquistas e excelentes resultados quando nos referimos as Olimpíadas de Conhecimentos. Além do estímulo à busca pelo conhecimento entre os alunos, as diversas Olimpíadas de Conhecimentos realizadas no país são capazes de impulsionar o rendimento escolar ao estimular o aprofundamento nas disciplinas e permitir que o discente obtenha em sua vida acadêmica um diferencial, agregando valor ao saberes vinculados ao currículo escolar.

Quando nos referimos especificamente as Olimpíadas de Informática, em novembro, discentes do curso integrado em Informática do Campus Guarabira foram premiados durante a 14ª Cerimônia da Olimpíada Paraibana de Informática que ocorreu no Teatro da Unifacisa em Campina Grande.

Na categoria Programação - Alessandra da Silva Fontes, João Matheus da Silva Bernardo, Emerson Matias de Lima, Ruan Campelo de Pontes, Herlanny Pérola Santos de Carvalho - foram os alunos premiados com medalhas e certificados de honra ao mérito. Já na categoria Torneio Feminino Júnior - Alane Evellyn Dantas Silva, Alessandra da Silva Fontes e Herlanny Pérola Santos de Carvalho também foram contempladas com medalhas e certificados.

O evento conta com desafios práticos que exigem raciocínio lógico, criatividade e velocidade na resolução de problemas complexos. A premiação obtida não apenas destaca a excelência acadêmica da instituição, mas também consolida a posição do IFPB Guarabira como um celeiro de talentos na área de Tecnologia da Informação na região do brejo paraibano.

Para o coordenador do curso técnico em Informática, prof Pedro Gabi, as olimpíadas acadêmicas, de um modo geral, tem o objetivo de desenvolver e oportunizar, para além do conhecimento técnico, um maior contato com a própria área e o desenvolvimento de soft skills que serão determinantes para seu ingresso no mercado de trabalho.

Segundo o professor João Ricardo, coordenador local da edição 2023 das olimpíadas no campus, a Olimpíada Paraibana de Informática fomenta, entre outras habilidades, o desenvolvimento do pensamento computacional - habilidade cognitiva fundamental no mundo moderno, pois oferece uma abordagem estruturada para resolver problemas e entender sistemas complexos. Sua importância abrange diversas áreas, incluindo educação, carreiras profissionais e resolução de problemas cotidianos. Além disso, proporciona que nossos alunos vivenciem um aspecto interdisciplinar onde o ensino dos conceitos de computação perpassam outros conteúdos regulares do ensino básico, como as disciplinas de história, geografia, literatura, língua portuguesa, artes, matemática, física, biologia e química.

As ações educacionais do campus Guarabira refletem a missão institucional do IFPB - ofertar a educação profissional, tecnológica e humanística em todos os seus níveis e modalidades por meio do Ensino, da Pesquisa e da Extensão, na perspectiva de contribuir na formação de cidadãos para atuarem no mundo do trabalho e na construção de uma sociedade inclusiva, justa, sustentável e democrática.