Você está aqui: Página Inicial > Guarabira > Notícias > 2023 > 09 > Alunos do IFPB - campus Guarabira apresentam projeto no LAB de Inovação Aberta Paraíba

Destaque

O evento ocorreu auditório do Sebrae - PB e teve como objetivo unir os atores de empreendedorismo inovador da Paraíba e fomentar a inovação aberta entre as instituições, empresas, startups, universidades e poder público.
por publicado: 01/09/2023 13h38 última modificação: 01/09/2023 13h44

Alguns alunos do curso de Tecnologia em Sistemas para Internet do campus IFPB Guarabira - integrantes do Programa de Educação Tutorial à Inovação (PETI) - participaram, nesta última quinta-feira (31/08/2023), do Lab de Inovação Aberta Paraíba. Várias instituições, fizeram parte do evento como o Hub InovAtiva, Hub Farol Digital, Sebrae Paraíba, INOVA/UFPB, além de outros órgãos vinculados as ICTs do nosso estado.

O evento teve como objetivo unir os atores de empreendedorismo inovador da Paraíba e fomentar a inovação aberta entre as instituições, empresas, startups, universidades e poder público: o Lab de Inovação Aberta Paraíba. Nas dependências do auditório Sebrae Paraíba, participaram empreendedores, estudantes, representantes de instituições que fomentam inovação e outros interessados. A programação contou com momentos de pitch de projetos que estão rodando em diversas cidades do estado, dinâmica de conexões e insights de oportunidades de empreendedorismo e parcerias, além de conteúdos acerca da realidade e potencial da inovação no estado paraibano.

Na ocasião, o grupo PETI IFPB-GBA apresentou as iniciativas do grupo que vem sendo realizadas no âmbito do projeto. A primeira versão dos produtos tecnológicos - ATIVOSPB e o Painel de Análises Gráficas de pedidos de patentes, patentes concedidas e registros de software da Paraíba - foram mostrados no evento.

Segundo o prof. Dr. João Ricardo F. de Melo, o programa PETI vem alcançando resultados já no seu primeiro ano de atuação. Diversas ações que vem sendo executadas estão relacionadas ao desenvolvimento e aperfeiçoamento de produtos (bens e serviços) e/ou processos inovadores para atendimento a demandas de empreendimentos de setores sociais e/ou empresariais. Importante mencionar a interlocução com os Núcleos de Inovação e Transferência de Tecnologia (NITs) das ICTs envolvidas, com a Coordenadoria de Inovação Tecnológica (INOVATEC) da UEPB e com o Núcleo do Programa de Qualificação para Exportação – PEIEX – UFPB.

O docente afirma ainda que o apoio institucional que a FAPESQ vem proporcionando as ICTs paraibanas vêm fomentando a formação acadêmica dos estudantes, com vistas ao desenvolvimento da inovação enquanto ação articuladora da integração educação-ciência-tecnologia-sociedade (ECT&S) e, em consequência, para o desenvolvimento socioeconômico da Paraíba.