Você está aqui: Página Inicial > Guarabira > Notícias > 2023 > 08 > Alunos do IFPB campus Guarabira participaram da Olimpíada Paraibana de Informática (OPI)

Destaque

por publicado: 21/08/2023 13h45 última modificação: 21/08/2023 17h25

Neste último sábado, 19 de agosto de 2023, foi realizada a Olimpíada Paraibana de Informática (OPI) nas cidades de João Pessoa e Campina Grande na Paraíba. Os alunos do curso de Tecnologia de Sistemas para Internet (TSI) do campus IFPB Guarabira estiveram presentes no Centro Universitário Facisa, Campina Grande, uma das sedes da olimpíada.

Nessa etapa, a OPI foi realizada para as categorias Avançado Júnior e Sênior. As provas para essas categorias são composta por cerca de 10 questões e as linguagens de programação permitidas são: C, C++, Java e Python. A programação contou com períodos de aquecimento (manhã) e prova (tarde).

O campus IFPB Guarabira levou três equipes do curso de TSI, cada equipe formada por três participantes. Entre ingressantes e veteranos, os discentes são de diferentes períodos letivos no curso.

Segundo a fonte oficial da Olimpíada, a OPI visa despertar nos alunos o interesse em computação imprescindível na formação básica dos estudantes atualmente, através de uma atividade que envolve desafios motivadores e competição saudável. Esta competição também permite que os competidores possam conhecer de forma mais abrangente a carreira na área.

Para o professor João Ricardo, coordenador local da OPI no campus IFPB Guarabira, essas atividades fomentam o desenvolvimento do raciocínio lógico, ampliam o conhecimento técnico e promovem novas experiências. No caso específico da formação de equipes - nas categorias Avançado Júnior e Sênior - temos ainda o fator colaboração que desempenha um papel fundamental no desenvolvimento de programas computacionais e é crucial para o sucesso de projetos em todas as escalas. Evidenciam-se nesse tipo de atividade acadêmica o compartilhamento de conhecimento, a resolução de problemas complexos, o aumento da produtividade, a adaptação a mudanças, o desenvolvimento de habilidades interpessoais, comunicação aprimorada, entre tantas outras atitudes transversais indispensáveis a formação inicial dos nossos tecnólogos. No mundo da produção de código, a colaboração é a base. Desenvolvedores de todo o mundo contribuem com seus conhecimentos e esforços para criar software de alta qualidade e acessíveis. O apoio institucional para que os alunos realizem essas competições promove a troca de conhecimentos, aumenta a criatividade, melhora a qualidade e impulsiona a inovação, conclui o docente.

Importante salientar que os discentes tem a oportunidade de acessar sistemas inovadores de apoio a competições de programação. A exemplo do BOCA (BOCA Online Contest Administrator) - um sistema de apoio a competições de programação desenvolvido para ser usado na Maratona de Programação da Sociedade Brasileira de Computação. Inclusive, alguns docentes do próprio campus já vem utilizando esta ferramenta como recurso didático, sendo usado no apoio a disciplinas em que se faça uso de submissão e correção de trabalhos durante as aulas.

Maiores detalhes sobre o evento podem ser consultado nas redes sociais da OPI ou na página oficial.