Você está aqui: Página Inicial > Guarabira > Notícias > 2023 > 07 > Alunos do campus Guarabira conquistam medalhas na Olimpíada Paraibana de Informática

A OPI foi organizada pelo curso de Ciência da Computação da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).
por publicado: 10/07/2023 15h00 última modificação: 12/07/2023 18h36

A edição deste ano da Olimpíada paraibana de Informática (OPI),  competição organizada pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), premiou 8 alunos do IFPB campus Guarabira. Foi uma medalha de prata, 4 de bronze e 3 Menções Honrosas.

Os discentes foram premiados em duas categorias: Programação e Torneio Feminino Júnior.

Nas categorias de Programação e Torneio Feminino Júnior, os estudantes do IFPB concorreram com  alunos do 9º ano do ensino fundamental e alunos do ensino médio de escolas públicas e particulares do estado. A prova  foi composta por cerca de 5 problemas, realizada num dos laboratórios do campus com um computador por aluno. As questões envolveram conhecimento de técnicas básicas de programação, estruturas de dados básicas e algoritmos.

A Olimpíada Paraibana de Informática objetiva despertar nos alunos o interesse em computação imprescindível na formação básica dos estudantes atualmente, através de uma atividade que envolve desafios motivadores e competição saudável. Esta competição também permite que os competidores possam conhecer de forma mais abrangente a carreira na área.

Foram premiados(as), de acordo com a tabela divulgada pela organização, os seguintes alunos do curso técnico de informática integrado ao ensino médio do campus Guarabira:

TORNEIO PROGRAMAÇÃO 2023

João Matheus da Silva Bernardo - Bronze

Emerson Matias de Lima - Bronze

Alessandra da Silva Fontes - Bronze

Ruan Campelo de Pontes - Honra ao Mérito

Herlany Perola Santos de Carvalho - Honra ao Mérito

TORNEIO FEMININO JÚNIOR 2023

Alessandra da Silva Fontes - Prata

Herlany Perola Santos de Carvalho - Bronze

Alane Evellyn Dantas Silva - Honra ao Mérito

Para o professor João Ricardo, coordenador local da edição 2023 das olimpíadas, esses eventos são momentos singulares de aprendizagem, enquanto espaços de reflexão capazes de motivar o interesse dos alunos pela computação. O conhecimento adquirido na preparação é muito valioso para os discentes do curso tanto no caráter profissional, quanto no aspecto humano. Podemos enumerar, segundo o docente, diversas razões que motivam o aprendizado na área de computação: o desenvolvimento de habilidades práticas para resolução de problemas, desenvolvimento do pensamento lógico, criatividade, inovação, automação de tarefas, compreensão tecnológica, além da colaboração e do trabalho em equipe. Além disso, existe um valioso aspecto interdisciplinar onde o ensino dos conceitos de computação perpassam outros conteúdos regulares do ensino básico, como as disciplinas de história, geografia, literatura, língua portuguesa, artes, matemática, física, biologia e química.