Você está aqui: Página Inicial > Guarabira > Notícias > 2023 > 06 > Alunos do campus Guarabira participam das Olimpíadas Paraibana (OPI) e Brasileira de Informática (OBI)

Os eventos ocorreram nesta quarta e quinta – 31/05 e 01/06 e contou com a participação dos alunos do curso técnico integrado em informática.
por publicado: 01/06/2023 19h18 última modificação: 06/06/2023 12h11

Os alunos do curso técnico integrado em Informática do campus Guarabira participaram nesta quarta e quinta - 31/05 e 01/06 - das Olimpíadas Paraibana (OPI) e Brasileira (OBI) de Informática. As olimpíadas de informática visam despertar nos alunos o interesse em computação imprescindível atualmente na formação básica dos estudantes, através de uma atividade que envolve desafios motivadores e competição saudável. As competições também permitem que os alunos possam conhecer de forma mais abrangente a carreira na área. A OBI é uma competição realizada anualmente desde 1999 e promovida pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC) nos moldes das outras olimpíadas científicas brasileiras, como Matemática, Física e Astronomia.

A organização da OPI está a cargo do curso de Ciência da Computação da Universidade Federal de Campina Grande, enquanto a organização nacional da OBI é responsabilidade do Instituto de Computação da Universidade Estadual de Campinas.

Segundo o professor João Ricardo, coordenador local da edição 2023 das olimpíadas, esses eventos são momentos singulares de aprendizagem, enquanto espaços de reflexão capazes de motivar o interesse dos alunos pela computação. O conhecimento adquirido na preparação é muito valioso para os discentes do curso tanto no caráter profissional, quanto no aspecto humano. Podemos enumerar, segundo o docente, diversas razões que motivam o aprendizado na área de computação: o desenvolvimento de habilidades práticas para resolução de problemas, desenvolvimento do pensamento lógico, criatividade, inovação, automação de tarefas, compreensão tecnológica, além da colaboração e do trabalho em equipe. Além disso, existe um valioso aspecto interdisciplinar onde o ensino dos conceitos de computação perpassam outros conteúdos regulares do ensino básico, como as disciplinas de história, geografia, literatura, língua portuguesa, artes, matemática, física, biologia e química.