Você está aqui: Página Inicial > Guarabira > Notícias > 2021 > 04 > IFPB Solidário: situação de grupo de catadoras de materiais recicláveis de Guarabira piora no segundo ano da pandemia

As Mulheres Guerreiras do Mutirão estão com as atividades paradas há três meses. Grupo recebeu doação de alimentos da campanha, em 2020
por Clébio Melo publicado: 14/04/2021 22h13 última modificação: 14/04/2021 22h13

A onda mais recente de casos de covid-19 no Brasil piorou o que já não estava nada bom. Foi o caso de um grupo de mulheres da cidade de Guarabira, distante cerca de 100 km de João Pessoa. As Mulheres Guerreiras do Mutirão (bairro da cidade) encerraram a produção de sabão artesanal em fevereiro, por causa da falta de matéria-prima: o óleo de cozinha usado em restaurantes e lanchonetes. Com isso, as famílias perderam a principal fonte de renda.

Sebastiana Gonçalves de Lima, mais conhecida como "Bastinha", é a líder do grupo formado, hoje, por oito mulheres do bairro. Ela conta que todas estão desempregadas e ficaram numa situação pior quando perderam a renda que vinha da venda do produto artesanal. "A maioria é mãe de família e, sem emprego, está levando a vida como Deus quer", disse. As restrições nos estabelecimentos comerciais por causa do avanço da covid-19, segundo ela, trouxeram escassez do óleo doado pelos empresários da cidade.

Num passado não muito distante, as mulheres que integram a associação costumavam trabalhar na coleta de outros materiais recicláveis no lixão da cidade. "Aí, nas horas vagas, a gente produzia o sabão. Mas, como fechou o lixão, aí tá todo mundo parado", lamentou sobre as condições atuais de cada uma. A prefeitura de Guarabira inaugurou o aterro sanitário da cidade em abril de 2020, logo no começo da pandemia. Em consequência, a produção do sabão artesanal ocupou espaço como o principal trabalho das mulheres.

O grupo Mulheres Guerreiras do Mutirão foi um dos primeiros a receber cestas básicas da campanha IFPB Solidário, em maio do ano passado. O movimento, encabeçado pelo Instituto Federal da Paraíba, foi criado para captar recursos para a compra de cestas básicas e doação a famílias carentes em todas as regiões onde o IFPB está presente. Guarabira foi contemplada no mesmo lote de Campina Grande e Esperança. Bastinha ajudou a dar destino às 50 cestas doadas na campanha. Além do grupo que coordena, outras famílias do bairro foram contempladas.

Agora, neste momento grave da pandemia e das consequências dela, sobretudo para as populações mais vulneráveis, o IFPB precisa de mais apoio para levar alimentos a quem mais sofre. A Campanha não parou. Ela é resultado da ação de gestores, servidores, estudantes e das seguintes entidades parceiras: SINTEFPB, DCE, ASSEGT, FUNETEC, ASSIFPB e o SICOOB. Qualquer pessoa pode doar dinheiro, pertença à comunidade acadêmica ou não. O Instituto centraliza as doações e se responsabiliza pela logística de entrega nas comunidades. Além disso, quem doa pode acompanhar toda a prestação de contas pela internet.

As contribuições para a campanha podem ser feitas por meio de transferência bancária para as contas da FUNETEC no Banco do Brasil ou no Sicoob. Outra opção é pelo Pix: ifpbsolidario@ifpb.edu.br. Qualquer quantia é válida.

PARTICIPE!

Contas para doação, com titular FUNETEC - CNPJ: 02.168.943/0001-53:

Banco do Brasil - Agência: 1618-7- Conta Corrente: 13.641-7;

SICOOB - Agência: 4180 - Conta Corrente: 3.106-2.

Acesse aqui a página da Campanha IFPB Solidário, onde é possível acompanhar a prestação de contas, além de outras informações.

*Texto: Clébio Melo- Jornalista do IFPB/ Foto: Arquivo DGCOM