Você está aqui: Página Inicial > Guarabira > Notícias > 2017 > 11 > Campus Guarabira promove debate em alusão ao Dia da Consciência Negra

Campus Guarabira promove debate em alusão ao Dia da Consciência Negra

O evento contou com a participação dos alunos dos cursos técnicos integrados em Contabilidade, Edificações e Informática
por publicado: 20/11/2017 13h56 última modificação: 20/11/2017 13h56

Na manhã desta segunda-feira, 20 de Novembro, o Campus Guarabira realizou palestra e debate para os alunos dos cursos técnicos integrados em Contabilidade, Edificações e Informática, com os Professores João Paulo França (História), com participação dos Professores Rômulo Amorim e Arquimedes Mariano, acerca do Dia da Consciência Negra.

O professor João Paulo discorreu sobre o dia 20 e seu surgimento como fruto da luta dos movimentos sociais. Ele ainda expôs vídeos e depoimentos de quilombolas de Caiana dos Crioulo, do município de Alagoa Grande. E finalizou suas palavras tratando sobre o racismo virtual e exemplo de injúrias raciais no Facebook.

Para o aluno Wagner, do 2º ano de Informática, um dos incentivadores do evento: "é muito importante ter esses momentos, sobre a reflexão e importância do dia da Consciência Negra."

Já a Aluna Cleonice, também do 2º ano de Informática, deu seu testemunho de vida sobre a dificuldade do racismo na vida das crianças e incentivou a todos a denunciarem qualquer forma de discriminação. O servidor Saulo, que é Revisor de Braile do Campus, enfatizou seu orgulho de ser negro, além de suas dificuldades na profissão e as cobranças excessivas pela sua raça.

Em seguida, o Professor Arquimedes demonstrou a luta dos movimentos sociais para uma democracia plena e defesas das minorias. Por fim, o Professor Rômulo Amorim finalizou com um convite para ampliar os debates sociais e políticos sobre o racismo, discriminação e democracia popular.

O evento contou com um grande número de alunos e servidores. E na tarde desta segunda (20), o debate continuará com as turmas dos 3ºs anos de Informática e Edificações.