Você está aqui: Página Inicial > Guarabira > Notícias > 2017 > 07 > Projeto de Extensão IFNEWS realiza visita técnica à TV Paraíba

Projeto de Extensão IFNEWS realiza visita técnica à TV Paraíba

Discentes extensionistas tiveram a oportunidade de visitar a sede da afiliada da Rede Globo que cobre 70% dos municípios paraibanos.
por publicado: 20/07/2017 14h47 última modificação: 20/07/2017 14h47

Na tarde do último dia 15 de julho, alunos integrantes do projeto de extensão IFNews dos campi Guarabira e Campina Grande realizaram uma visita técnica aos estúdios da TV Paraíba, uma das duas afiliadas da Rede Globo no estado, localizada em Campina Grande.

Na ocasião, estavam também presentes os coordenadores do projeto, professores Golbery Chagas, Thalyne Menezes (Campina Grande) e Erivan Júnior (Guarabira). O âncora do JPB 2ª Edição e chefe de redação da emissora, Carlos Siqueira, recepcionou a comitiva de estudantes e docentes do Instituto e conduziu o tour dentro das instalações da TV, explanando acerca de todo o processo de produção e realização dos jornais televisivos da emissora.

“Foi uma oportunidade singular e muito proveitosa, na qual pudemos tirar dúvidas e receber conselhos sobre a dissertação jornalística”, comentou Itallo Silva, aluno do quarto ano do curso técnico em Edificações integrado ao Ensino Médio do campus Guarabira e integrante do IFNews desde esse ano. “A visita foi um momento propício para aprofundarmos nossos conhecimentos na área jornalística e compreender como funciona a rotina duma emissora de TV e seus processos de exibição, gravação e transmissão”, completou Daniel Medeiros, egresso do curso técnico em Informática integrado ao Ensino Médio do campus Guarabira e colaborador externo do jornal, onde pertence ao quadro de extensionistas desde 2014.

Na última etapa da visitação, os discentes tiveram a chance de realizar perguntas ao jornalista, que é , bem como receber dicas tanto no campo profissional quanto na esfera social. “Sejam honestos no que vocês fazem, façam bem feito, escutem os professores e honrem a família”, aconselhou Siqueira, funcionário da emissora há 30 anos, transmitindo uma mensagem de otimismo aos estudantes. De acordo com o prof. Golbery, a visita foi produtiva, sobretudo pela formação conteudística, ministrada aos alunos pelo competente e acessível jornalista.

Sobre o projeto

IFNews é um projeto extensionista intercampi, inicializado no campus Guarabira em 2013 e recentemente implantado em Campina Grande. A ideia é que os discentes produzam gêneros textuais escritos e falados, além de desenvolvimento de performance, utilizando o aparato jornalístico, como pano de fundo motivador, numa espécie de imprensa colegial, sob supervisão docente.

A proposta nasceu na Rainha do Brejo em 2013 com uma equipe de apenas cinco redatores – incluindo o seu idealizador, o professor de português, Golbery Rodrigues, à época ligado ao campus. Desde 2015, é tocado com campus de origem por outro professor da disciplina, Erivan Júnior, que agregou a formação e experiência como radialista para entrosar os estudantes nos desafios e técnicas para informar melhor.

Hoje, com 22 alunos participantes espalhados nos dois campi, o jornal possui sua versão impressa e digital, além da intensa atividade nas redes sociais. “A iniciativa de um jornal escolar faz com que o texto do aluno adquira uma sobrevida para além da sala de aula e alcance novos espaços e leitores. São situações de escrita reais, que fazem com que o aluno compreenda a necessidade de produzir com mais atenção e compromisso, vez que o seu texto poderá atingir não só o professor, mas toda uma comunidade”, afirma Erivan, que baseou a sua proposta de continuidade do projeto nos ensinamentos do filósofo da informação tunisiano Pierre Lévy.