Você está aqui: Página Inicial > Guarabira > Notícias > 2017 > 06 > Alunos do IFPB Guarabira se destacam em Olimpíada Paraibana de Informática

Alunos do IFPB Guarabira se destacam em Olimpíada Paraibana de Informática

Eles participaram da primeira fase da categoria Programação, realizada no dia 5 de junho
por publicado: 07/06/2017 20h53 última modificação: 08/06/2017 17h08

A Olimpíada Paraibana de Informática visa despertar nos alunos o interesse em computação imprescindível na formação básica dos estudantes atualmente, através de uma atividade que envolve desafios motivadores e competição saudável. Esta competição também permite que os competidores possam conhecer de forma mais abrangente a carreira na área. Já para os alunos do ensino superior, a OPI visa estimular os alunos a aprimorarem e aprofundarem o conhecimento em Programação e Algoritmos.

A organização da OPI está a cargo do curso de Ciência da Computação da Universidade Federal de Campina Grande.

Além disso, a olimpíada almeja preparar melhor e despertar o interesse de alunos paraibanos para as competições nacionais e internacionais de programação, como a Olimpíada Brasileira e Internacional de Informática, e a ACM/ICPC. Estes alunos possivelmente se motivarão a entrar no curso de Ciência da Computação, e o conhecimento adquirido na preparação será muito valioso para a sua formação.

Os alunos do IFPB Campus Guarabira se destacaram na primeira fase da categoria Programação, realizada no último dia 05 de junho. Ítallo da Silva, do 4º Ano do Curso Técnico em Edificações, obteve a primeira colocação e, além dele, mais quatro alunos do campus figuraram na lista dos 20 primeiros colocados.

Esta categoria se destina aos alunos do nono ano do ensino fundamental e alunos do ensino médio. A prova desta categoria foi composta por cerca de 5 problemas. As duas fases são realizadas em laboratório com um computador por aluno similar a OBI. As questões envolveram conhecimento de técnicas básicas de programação, estruturas de dados básicas e algoritmos, correspondente à Modalidade Programação da Olimpíada Brasileira de Informática.

Mais informações acerca da OPI podem ser acessadas no endereço: http://www.dsc.ufcg.edu.br/~opi/