Você está aqui: Página Inicial > Guarabira > Notícias > 2017 > 04 > Presidente da FAPESQ visita projeto do Campus Guarabira

Presidente da FAPESQ visita projeto do Campus Guarabira

O presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (FAPESQ), o Prof. Dr. Claudio Benedito Silva Furtado e equipe vieram conhecer o projeto SMART ARQUI de Automação Residencial
por publicado: 28/04/2017 23h51 última modificação: 03/05/2017 18h00

IFPB Campus Guarabira recebeu, nesta quinta-feira (27/04), o presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (FAPESQ), o Prof. Dr. Claudio Benedito Silva Furtado e equipe. Os representantes vieram conhecer o projeto de conclusão de curso: SMART ARQUI – Uma proposta de automação residencial de baixo custo, desenvolvida pelos alunos do Curso Técnico em Informática, Integrado ao Ensino Médio: João Romualdo de Sousa Neto e Kauan Mateus Leodegário Silva, sob orientação do professor Me. Jefferson Barbosa Belo da Silva, que tem por objetivo elaborar um sistema de automação residencial, de baixo custo, para cidades de pequeno porte.

Tal pesquisa, recentemente, foi expandida por meio de um projeto de pesquisa aprovado no edital: Interconecta Nº 01/2017 e está concorrendo ao edital de extensão: N° 06/2017/PRPIPG, de Apoio à Pesquisa, Desenvolvimento Tecnológico e Inovação; estes objetivam desenvolver uma Análise da viabilidade de sistemas domóticos para municípios com baixa densidade demográfica do agreste paraibano. Para isso, a proposta contará com várias entrevistas com construtoras, imobiliárias e diversas residências (selecionadas aleatoriamente entre os municípios do agreste), para analisar a viabilidade de implantação de variados sistemas automáticos em domicílios construídos nessas respectivas localidades.

A expansão dpesquisa contou ainda com o incremento da equipe envolvida. Atualmente, a mesma foi acrescida pela participação dos alunos: Hélio Alves Gama Filho e Mayara Carla Marques, ambos do curso superior em Gestão comercial, bem como dos docentes: Dra. Anna Cecília Chaves Gomes, Me. Erick Augusto Gomes de Melo e Esp. Nélio Frazão Chaves.

Com o apoio da FAPESQ, a nova proposta para o projeto é que este sofra uma nova expansão, visando agora também a aplicação dos sistemas automatizados em condomínios residenciais para idosos.