Você está aqui: Página Inicial > Guarabira > Notícias > 2016 > 08 > Pronatec Guarabira forma mais de 300 profissionais em 14 cursos nesta quarta

Pronatec Guarabira forma mais de 300 profissionais em 14 cursos nesta quarta

Solenidade acontece nesta quarta-feira (17) no Centro Integrado de Educação, Esporte e Cultura (Ciec), às 19h, no Bairro Novo, em Guarabira.
publicado: 17/08/2016 12h41 última modificação: 05/08/2017 10h31

O Campus Guarabira promove nesta quarta-feira (17) a solenidade de certificação dos mais de 300 alunos dos 14 cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), de Formação Inicial e Continuada (FIC), pactuação 2015.2. A cerimônia será realizada no Centro Integrado de Educação, Esporte e Cultura (Ciec), às 19h, no Bairro Novo, em Guarabira.

Concluintes das cidades de Guarabira, Pilões, Dona Inês, Riachão, Lagoa de Dentro, Belém, Solânea e Sertãozinho sairão oficialmente capacitados dos cursos de cuidador de idoso, manicure e pedicure, confeiteiro, costureiro de máquina reta e overlock, cabeleireiro, artesão de pintura em tecido e bordado a mão, promotor de vendas e vendedor, assistente de produção cultural, atendente de lanchonete e organizador de eventos, todos gratuitos e atendendo às premissas de expansão e democratização da oferta de educação técnica de nível médio presencial e a distância.

O Pronatec IFPB iniciou as suas atividades em Guarabira em outubro de 2012, com quatro cursos: operador de computador, locutor, apresentador e operador de áudio, com 66 alunos certificados ao final. Em 2013, o programa ofertou nove cursos e instalou as duas primeiras unidades remotas do campus: em Duas Estradas e Serra da Raiz – desta vez com 200 formados.

Em 2014, as unidades remotas expandiram para 18 municípios do Brejo, 40 turmas e mais de 1000 participantes. No ano passado, outros 300 alunos passaram por novas salas de aula, agregando conhecimento para um melhor desempenho profissional. “O Pronatec é uma bela oportunidade e um pontapé para que as pessoas, em especial os jovens, possam mudar de vida e continuar estudando. O conhecimento é a chave para avançar na vida profissional”, resume o coordenador-adjunto financeiro do Pronatec - Campus Guarabira, Leewerton de Souza Marreiro.

“O mais notável que pude perceber com este programa em relação à vida das pessoas é a transformação positiva e social em sua vida. Muitas das mulheres resumiam a sua vida apenas a uma rotina de afazeres domésticos e cuidados com os filhos. Hoje, elas podem enxergar um futuro numa atividade remunerada que lhes dê mais autonomia também”, compara a coordenadora-adjunta do Pronatec, Maria Luana Lopes de Oliveira.