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Delegação de empresas alemãs visita o Campus Esperança e conhece o curso de Sistemas de Energia Renovável

Possibilidades de implantação de laboratório no âmbito das Energias Renováveis

publicado: 19/11/2023 11h22 última modificação: 19/11/2023 11h22

Quatro representantes de empresas de consultoria alemã visitaram o IFPB Campus Esperança, na quinta-feira, 16. A pretensão foi conhecer as dependências e o funcionamento da instituição, mediante a possível implantação de um Centro de Implementação e Desenvolvimento em Sistemas de Energia Renovável (CDDERS) no contexto do IFPB. As empresas são especializadas em soluções e treinamento na área energética e climática.

Durante a visita, Craig James Menzies e Miriam Macias, da Global Factor, e Christiane Vaneker e Jens Brand, da Renac, fizeram o mapeamento das repartições onde funcionam os espaços formativos do curso técnico em Sistemas de Energia Renovável (SER), como os laboratórios de Eletrônica, Eletricidade, Instalações Elétricas, Energias Renováveis e Ifmaker. Além disso, conhecerem os blocos acadêmico e administrativo e outros ambientes pedagógicos de formação em SER, ao ar livre, articulados pelos professores.

Os representantes foram acompanhados por membros ligados a reitoria, professor Ademar Gonçalves e professora Alexsandra Chaves, pelo Diretor Geral do Campus Valnyr Lira, pelo Diretor de Administração, Planejamento e Finanças Arlindo Garcia Barreto Neto, pelo coordenador do curso técnico em Sistemas de Energia Renovável Josias Barros, pelo coordenador do Núcleo de Inovação Tecnológica Nelson Luiz Oliveira, pelo presidente da comissão de elaboração do Projeto Pedagógico do curso superior em Tecnologia em Energias Renováveis Pedro Henrique Xavier e pelo técnico em laboratório e coordenador local do curso de qualificação profissional EnergIF Emerson Jeronimo.

A delegação conheceu um pouco da história do Campus Esperança e do funcionamento dos cursos, com destaque para as potencialidades formativas e profissionais para o acolhimento de um laboratório em SER, diante das experiências dos professores da área de Energias Renováveis. Na oportunidade, o Diretor Geral destacou, ainda, que o Campus conta com o curso técnico em Informática e com a graduação em Tecnologia em Análise de Desenvolvimento de Sistemas, além do curso Tecnólogo em Energias Renováveis, vinculado ao Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA), que tem previsão de início para 2024.

“Tivemos a oportunidade de apresentar as instalações do nosso Campus, de forma geral e de forma mais específica para a área de Energias Renováveis, além de dialogar sobre nosso curso técnico integrado em funcionamento e sobre o curso superior que estamos construindo para ser implantado no próximo ano. Acredito que com a implantação do Centro de Demonstração e Desenvolvimento em Energias Renováveis e Sustentabilidade no IFPB (CDDERS) poderemos ampliar nossa atuação nessa área de forma significativa”, destacou Valnyr Lira.

Os representantes das empresas ficaram curiosos para saber mais sobre a dinâmica dos cursos na área de Energias Renováveis, tanto do técnico quanto do tecnólogo vinculado ao PRONERA. A consultora Christiane Vaneker solicitou mais informações, via e-mail, inclusive o envio do PPC do curso técnico e a matriz curricular em andamento da graduação; o consultor Jens Brand questionou se há falta de materiais laboratoriais; e a consultora Miriam Macias quis saber sobre as necessidades pedagógicas para os alunos e os professores.

Para sanar as dúvidas levantadas pela delegação, o professor Nelson listou alguns itens laboratoriais no que se refere a energia fotovoltaica, o professor Arlindo mencionou as necessidades no âmbito das eólicas, o professor Valnyr destacou alguns pontos concernentes aos laboratórios, inclusive nas práticas que envolvem geração energética por aquecimento solar, e explicou como os professores articulam os materiais didáticos no contexto do ensino. Os coordenadores se comprometeram em enviar as demais informações via correio eletrônico. E, assim, a reunião foi encerrada com agradecimentos mútuos.

Os diretores e coordenadores avaliaram como muito proveitosa a visita dos representantes do projeto "Improving, Increasing and Facilitating Access to Renewable Energy Education in Latin América (Etrela - Melhorando, Aumentando e Facilitando o Acesso à Educação em Energias Renováveis na América Latina"), diante das apresentações e dos diálogos estabelecidos.

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