Você está aqui: Página Inicial > Esperança > Notícias > 2022 > 12 > IFPB Esperança realiza a V Semana de Ciência, Tecnologia e Inovação

IFPB Esperança realiza a V Semana de Ciência, Tecnologia e Inovação

O evento foi marcado por palestras, oficinas, minicursos e apresentações de TCCs
publicado: 28/12/2022 11h57 última modificação: 28/12/2022 11h57

O Campus Esperança realizou a V Semana de Ciência, Tecnologia e Inovação entre os dias 20 a 22 de dezembro de 2022. A cerimônia de abertura aconteceu no Hall do bloco administrativo e contou com a apresentação do Coral “Companhia da Voz”, da cidade de Remígio, além de uma palestra com o tema “O mercado de TI no Brasil e na Paraíba”, ministrada por Bruno César Proença e por Daniel Farias, representantes da empresa Synchro sistema de informática.

Palestras, oficinas, minicursos e cine debates preencheram a programação com temas diversos, desde a participação do jovem na gestão pública, até oficinas sobre mídias digitais. Pedro Henrique, estagiário em jornalismo do campus, ministrou uma oficina sobre mídias digitais, tendo a oportunidade formativa de expandir conhecimentos sobre comunicação: “Para mim, foi uma oportunidade ímpar poder compartilhar conhecimentos e ao mesmo tempo recebê-los de volta, muito gratificante poder contribuir e participar dessa semana”, revelou.

Além das palestras e oficinas, na V Semana também houve um espaço dedicado para as apresentações de trabalhos de ensino, pesquisa e extensão, como também dos projetos integradores e dos Trabalhos de Conclusão de Cursos (TCCs) dos cursos Integrados em Informática e em Sistemas de Energia Renovável e do Subsequente.

Maria Heloísa, concluinte do Curso Técnico Integrado em Informática, destacou a importância desse momento em relação ao projeto integrador: “A semana da tecnologia foi um momento muito importante e junto trouxe uma nostalgia de todo percurso que vivi elaborando o projeto e como realmente conseguimos integrar todas as matérias e aprender. Esses 3 dias, foram muito valiosos, principalmente por ser aberto ao público, então foi possível que futuros alunos pudessem vivenciar como realmente é um projeto e como acontece. E com certeza, esse momento que a instituição proporcionou ficará marcado em minha vida.”

A aluna Júlia Leal, do curso Técnico em Sistemas de Energia Renovável, definiu que apresentar o TCC  durante o evento foi uma oportunidade de maior visibilidade: “Foi muito importante pra mim apresentar o meu TCC durante a Semana de Tecnologia, porque deu mais visibilidade para meu projeto e foi muito gratificante ver as pessoas se interessando e perguntando sobre o que nossa equipe desenvolveu por tanto tempo. É uma sensação de orgulho e gratidão”.

Os professores Helltonn Winicius e Anne Karine foram os responsáveis pela organização do evento. Helltonn Winicius elencou que o principal objetivo foi divulgar ações de caráter tecnológico, social e educacional do campus: “Trata-se de um evento acadêmico que promove diálogos entre saberes (políticos, sociais, tecnológicos e pedagógicos) produzidos por servidores e discentes do IFPB”.

Feira do microempreendedor:

O Curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) de Microempreendedor Individual realizou a feira do Microempreendedor, uma oportunidade de comercialização de produtos alimentícios, cosméticos, vestuários  e serviços de contabilidade e manutenção de ar-condicionados.

Certificação:

Dentro da V Semana também foi realizada a certificação de 25 formandos do Curso de Formação Inicial e Continuada (FIC), de Eletricistas de Sistemas de Energias Renováveis. A cerimônia contou com a presença do Pró-Reitor de Extensão e Cultura, Nicácio Lopes, do Diretor Geral do Campus Valnyr Vasconcelos Lira, do Diretor de Administração, Planejamento e Finanças Arlindo Garcia e da coordenadora de Extensão Anne Karine de Queiroz Alves.

Lançamento de livro:

Durante a programação do evento, aconteceu o Lançamento do Livro “Areial e suas ruas: histórias e traços de biografia urbanas”. A obra é fruto de um trabalho de pesquisa que o professor de História João Paulo, do campus Esperança, desenvolveu com alunos do ensino médio integrado em Informática, contando com apoio de outros professores do campus e da comunidade externa. Uma produção publicada pela Editora IFPB, que reverbera a força e a potência da formação média integrada, tomando a pesquisa como princípio pedagógico. O professor João Paulo ressaltou que esse foi o primeiro livro produzido pelo IFPB Esperança: “Esta obra é importante para a nossa instituição, pois se trata do primeiro livro produzido a partir de um projeto de pesquisa do IFPB Esperança com olhar para a região, ou seja, conseguimos chegar até a comunidade por meio de uma pesquisa histórica que contribuiu com a região onde está inserido o Campus. Trata-se de um livro sobre a nomenclatura das ruas da cidade de Areial, em que se pesquisou os personagens históricos e aspectos físicos dos logradouros. Tudo isso com a participação efetiva de quatro estudantes do Ensino Médio Integrado: John Carlos, João Victor, Maria Eduarda e Bruna Vitória, além de um representante da comunidade areialense, o sr. Eudes Gonçalves Donato, que sob a nossa coordenação realizaram pesquisas, entrevistas, busca por documentação e escrita da obra.”

Pedro Henrique Silva Santos - Estagiário em Jornalismo /Supervisão do Prof. Dr. Josias Barros