Você está aqui: Página Inicial > Esperança > Notícias > 2022 > 10 > IFPB Esperança sedia 1ª Mostra de projetos e soluções sustentáveis para agricultor, feirante e consumidor

Foram apresentados inúmeros projetos fomentados pelas equipes dos Campi Pedras de Fogo, Esperança, Areia, Cabedelo, João Pessoa e Picuí
publicado: 10/10/2022 12h09 última modificação: 10/10/2022 14h28

O Campus Esperança do IFPB realizou a 1ª Mostra de Projetos e soluções sustentáveis, nesta sexta, 07. O turno da manhã foi marcado por exposições de projetos e estudos desenvolvidos por vários campi do IFPB. O evento foi idealizado pelo professor do Campus Pedras de Fogo, Frederico Campos: “A gente resolveu juntar vários campi com ideias parecidas, na área da sustentabilidade, na área da gastronomia, da inovação, da informática, agroecologia e vestuário”, afirmou. O professor também destacou que esse é um momento de interação da instituição IFPB com alunos das redes estadual e municipal de ensino.

A mostra foi aberta à comunidade e contou com a presença dos alunos das instituições de ensino de várias cidades. Para o Diretor Geral do Campus de Esperança, Valnyr Lira, essa é mais uma oportunidade de divulgação do campus: “Sediar uma mostra como essa é mostrar para a comunidade que existimos e o que estamos fazendo. Agradeço e parabenizo ao Professor Frederico e aos demais envolvidos pelo brilhante evento, que só vem a somar para o nosso desenvolvimento”.

O evento também foi prestigiado pela Pró-Reitora da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEXC), Maria Cleidenedia Foto 08.jpeg Morais Oliveira, como também por professores do IFPB e de outras instituições. Os alunos do curso Técnico Integrado em Sistemas de Energia Renovável participaram de toda organização da mostra. As alunas do 3ª ano de SER, Marina Raquel, Suzane Ingrid e Lívia Souto desenvolveram junto ao professor Frederico, e em parceria com o campus Pedras de Fogo, o projeto de Sistema de irrigação subterrânea por capilaridade utilizando restos de tecido. Para a estudante Marina, foi uma experiência inexplicável: “Poder participar de um evento tão completo como este, foi uma experiência inexplicável, tenho orgulho de poder dizer que fiz parte de tudo isso. Quando eu soube do projeto de sistemas simplificados de irrigação, em conjunto com o campus Pedras de Fogo pedi logo para participar, pois sempre tive interesse por essa área ambiental”.

A programação reuniu ações dos campi Itabaiana, Pedras de Fogo, Cabedelo, Esperança, João Pessoa e Picuí e da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura. Como também contou com a participação e parceria da UFCG e da Fapesq.

Entre os temas abordados estão inovações nos sistemas de Irrigação e compostagem, além de desenvolvimento de receitas à base da fruta da palma e degustação e vendas de doces, licor e artesanatos.

Pedro Henrique Silva Santos - Estagiário em Jornalismo /Supervisão do Prof. Dr. Josias Barros