Você está aqui: Página Inicial > Esperança > Notícias > 2022 > 03 > Estudantes do IFPB Esperança recebem medalhas de cristal em Olimpíada Nacional de História do Brasil

As equipes premiadas foram orientadas pelo professor Me. João Paulo França
publicado: 29/03/2022 12h03 última modificação: 29/03/2022 12h05

Portal do Instituto Federal da Paraíba.ONHB04O Campus Esperança do Instituto Federal da Paraíba entregou, nesta quinta (24), medalhas de cristal para duas equipes selecionadas para a final da Olimpíada Nacional de História do Brasil (ONHB). Os estudantes premiados fazem parte das equipes “Anayde Beiriz” e “Hermiones”, ambas sob a orientação do professor João Paulo França.

A equipe Anayde Beiriz é composta por Ana Beatriz Avelino, Diego Batista Araújo e Rayssa Santos da Silva, estudantes do Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio em Sistemas de Energia Renovável. Já a equipe Hermiones é composta por Ana Clara Lima de Oliveira, Sabrina Costa e Bianca Garcia dos Santos, alunas do Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio em Informática.

“Todo esse esforço foi coroado com a conquista no ano de 2021 das medalhas de cristal, ou seja, de participação na grande final, que duas equipes do Campus conseguiram. Em virtude da Pandemia, todas as fases foram online e apenas agora as estudantes estão recebendo as medalhas físicas com o retorno gradual de nossas atividades presenciais”, destacou o professor João Paulo.

A estudante Rayssa Silva destacou que esse período de olimpíadas serviu como uma distração para o período de isolamento que ela vivia durante a pandemia: “participar da olimpíada de história foi super significante para mim, como uma forma de me distrair durante a pandemia e continuar aprendendo. As interações, conversas, aprendizados e amizades feitas foram especiais durante todas as sei fases. Ter chegado a final foi uma vitória maravilhosa para nossa equipe, ficamos super felizes de trazer a medalha de cristal para nosso campus. Foi uma experiência muito boa, que sem dúvida, irei carregar pro resto da vida”.

No entendimento da aluna Sabrina Costa, a olimpíada foi fundamental para o seu crescimento acadêmico: “Ter a oportunidade de participar da ONHB foi incrível. Todo o conhecimento adquirido contribuiu consideravelmente na minha vida acadêmica e na minha visão de mundo como um todo, além disso, tive o prazer de desfrutar essa experiência ao lado de pessoas admiráveis e inspiradoras, destacando minhas companheiras de equipe Ana Clara e Bianca. Ter chegado até a final foi extremamente gratificante, pois foi à confirmação do nosso esforço e o reconhecimento de um caminho repleto de aprendizado e boas lembranças.”

A fase final da 13ª Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB) aconteceu no dia 16 de agosto de 2021 com a participação de 415 equipes. Devido à pandemia, a prova foi adaptada pelo segundo ano consecutivo e foi aplicada de forma virtual.

Em 2021, a ONHB recebeu inscrições de 27,9 mil alunos dos 8º e 9º anos do Fundamental e do Ensino Médio. Ao todo, foram realizadas seis fases online com duração de uma semana cada. A ONHB é um projeto do Departamento de História da Universidade de Campinas-SP e tem apoio do Programa de Pós-Graduação em História da Unicamp, com a participação de docentes, mestrandos e doutorandos de diversas universidades. A Olimpíada Nacional de História do Brasil chega neste ano de 2022 a sua 14ª edição.

Texto: Pedro Henrique Silva Santos - estagiário de jornalismo do Campus Esperança / Imagens: cedidas pelo Campus Esperança