Você está aqui: Página Inicial > Esperança > Notícias > 2021 > 10 > Ações do projeto P1 do CDR/CG

Noticia

Ações do projeto P1 do CDR/CG

Disseminação do uso da energia solar fotovoltaica descentralizada em áreas rurais e urbanas
publicado: 07/10/2021 14h11 última modificação: 07/10/2021 14h15

Reunião CDR 02Representantes do IFPB/Esperança, do Polo Sindical da Borborema e do Movimento dos Sem Terra/Campina Grande reuniram-se nesta terça-feira, 05/10/2021, na sala da direção geral do campus, com o objetivo de fortalecer a parceria para o desenvolvimento das ações do projeto “Disseminação do uso da energia solar fotovoltaica descentralizada em áreas rurais e urbanas”, projeto este integrante da carteira do Centro de Desenvolvimento Regional de Campina Grande – CDR/CG, e apoiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Paraíba – FAPESQ/PB.

Estiveram presentes o professor Valnyr Lira (Diretor Geral do campus Esperança), o professor Walmeran Trindade (professor do IFPB/João Pessoa e coordenador do projeto), as Sras. Zeneide Balbino e Marizelda da Silva (representantes do Polo Sindical da Borborema e dos sindicatos dos trabalhadores rurais de Areial-PB e de Esperança-PB, respectivamente), a Sra. Dilei Schiochet e o Sr. Noaldo de Andrade (representantes do Movimento dos Sem Terra/Campina grande).

Após uma breve apresentação dos objetivos do CDR/CG e do projeto em tela, pelo professor Walmeran Trindade, o professor Valnyr Lira externou o compromisso estratégico do IFPB/Esperança em participar do projeto através da área acadêmica de energias renováveis do campus, que oferta o Curso Técnico em Sistemas de Energia Renovável.

Os parceiros sociais presentes declararam a importância da parceria com o IFPB/Esperança e também do projeto CDR/CG, pois um dos temas mais fortes do momento é o tema da transição energética, que precisa ser melhor compreendido e que novas tecnologias e novos processos energéticos precisam ser conhecidos e praticados na região.

Os parceiros sociais também externaram a preocupação de como está se dando a chegada da indústria energética na região do Compartimento da Borborema, deixando muitas dúvidas sobre a possibilidade de uma boa convivência com os territórios da agricultura familiar.

Os encaminhamentos traçados para as ações da parceria foram: realização de um seminário de sensibilização/motivação sobre a temática da transição energética popular para as lideranças comunitárias, par os gestores públicos locais e para a comunidade acadêmica do IFPB, implantação de dois sistemas fotovoltaicos em empreendimentos solidários da região, realização de capacitações em tecnologia fotovoltaica e a incidência política junto à gestão municipal de Esperança com vistas à gestão energética municipal.

registrado em: