Você está aqui: Página Inicial > Esperança > Notícias > 2016 > 11 > Torneio POP na Semana de Pesquisa e Extensão

Torneio POP na Semana de Pesquisa e Extensão

Na Semana de Pesquisa e Extensão aconteceu o 1º Torneio POP (Projeto Olímpico de Programação) do IFPB Esperança
por publicado: 08/11/2016 00h00 última modificação: 08/11/2016 15h31

Dentre as atividades desenvolvidas na Semana de Pesquisa e Extensão, ocorreu o 1º Torneio POP do IFPB Esperança. Este é um torneio em que equipes de alunos competem resolvendo desafios de lógica ou programação e tem como objetivos estimular o desenvolvimento da capacidade de resolver problemas e estimular o trabalho em equipe. Segundo André Atanasio, professor de Informática do IFPB Esperança, "Esta é uma oportunidade de expor os alunos a desafios maiores que, num ambiente descontraído, não gera stress como geraria em um ambiente regular de avaliação. É uma oportunidade também de superação dos alunos.".

No momento, o IFPB Esperança oferece Cursos Técnicos de Informática em nível médio nas modalidades Integrado e Subsequente. Os alunos do integrado cursam o Ensino Médio juntamente ao ensino técnico no turno matutino. Já os alunos do subsequente, que já concluíram o Ensino Médio, cursam basicamente disciplinas técnicas no turno noturno. Estes, em geral, trabalham ou fazem outros cursos no turno matutino. Há, desta forma, uma incompatibilidade de horários entre alunos das duas modalidades e, assim, foi necessário realizar o torneio em separado. O torneio para os alunos do integrado ocorreu na segunda a tarde, sob a supervisão do Prof. Hugo Feitosa. Já o torneio para os alunos do subsequente ocorreu na noite de quinta, sob a supervisão dos professores André Atanasio e Luiz Alves.

Para o integrado, o Prof. Hugo Feitosa optou por um desafio com questões de lógica e todos os alunos participaram. O resultado foi o seguinte:

1. La Casa de Alan
    2. Os Capetinhas
    3. Os sofredores

Já para o subsequente, os professores André Atanasio e Luiz Alves optaram por desafios de programação e os alunos participavam opcionalmente. As equipes eram compostas por 3 alunos e, caso algum deles tivesse sido aprovado em Algoritmos, a equipe era considerada Sênior. Caso contrário, a equipe era considerada Júnior. Doze alunos competiram na modalidade Júnior, distribuídos em 4 equipes. Já na modalidade Sênior, nove alunos participaram. Foram três equipes.

O resultado para a modalidade Júnior foi o seguinte:

1. Sem nome (3 desafios resolvidos em 80 min)
    2. JMH (3 desafios resolvidos em 126 min)
    3. Delta (2 desafios resolvidos em 80 min)
    4. Nunca desista (2 desafios resolvidos em 104 min)

Já o resultado para a modalidade Sênior foi o seguinte:

1. Os Watafak (5 desafios resolvidos em 60 min)
    2. Macintosh (5 desafios resolvidos em 95 min)
    3. Os magos (5 desafios resolvidos em 102 min)

Prof. André Atanasio destaca "Gostei demais da participação e do desempenho apresentado por todos. Um bom número de alunos competiu e mais diversos outros acompanharam de perto a competição. Gostei de ver que todos resolveram, pelo menos, dois dos cinco desafios apresentados. Na categoria Sênior, inclusive, todos resolveram os cinco desafios e nos passa a mensagem que podemos subir o nível no próximo torneio.".

Já o Prof. Luiz Alves, que chegou recentemente ao campus, falou "O nível dos alunos está bom. Gostei do que vi. Sobre este tipo de evento, não conhecia bem, mas achei bastante interessante. Vi alunos motivados, alguns até emocionados com os resultados que alcançaram. Isso deve estimular eles a tentar melhorar cada vez mais.".

Prof. André Atanasio concluiu que "Este é o tipo de evento onde todos saem ganhando. Ganha os alunos, que se desafiaram e tentaram superar seus limites. Ganha os servidores, que encontram mais motivação ainda para o desempenho de suas atividades.".