Você está aqui: Página Inicial > Ead > Notícias EAD > Notícias Gerais > Reunião na PRPIPG organiza propostas de novas Especializações

Noticia

Reunião na PRPIPG organiza propostas de novas Especializações

Nove cursos de pós-graduação em EAD estão pré-aprovados em três campi
por publicado: 12/04/2018 18h44 última modificação: 12/04/2018 18h59

A Pró-Reitoria de Pesquisa Inovação e Pós-Graduação (PRPIPG) sediou uma reunião com vistas a alinhar as propostas das nove Especializações na modalidade de Educação à Distância que foram pré-aprovadas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) para serem ofertadas pelo Instituto Federal da Paraíba (IFPB). O diretor de Pós-Graduação, Alex Sandro Rego, conduzia a reunião ao lado do diretor de Educação à Distância e Programas Especiais, Francisco de Assis Lima, e da equipe da Universidade Aberta do Brasil (UAB) no IFPB, coordenada por Márcia Alves.

Estiveram presentes representantes dos cursos dos três campi que encabeçam a proposta: João Pessoa, Cabedelo e Patos. Esses cursos de pós-graduação estão atendendo à demanda nacional lançada pela Universidade Aberta do Brasil (UAB) que previa uma quantidade mínima de 150 vagas por cada curso. Fabrizia Medeiros, da UAB/IFPB, destacou que todos os nove cursos do IFPB tiverão adesão de pelo menos cinco polos.  "Devemos ter 1500 vagas ofertadas e novos polos devem fazer parte como Mamanguape, Cabaceiras, Livramento, São Bento, além de Campina Grande e da Capital. Até o dia 20 de abril estaremos comunicando sobre a adesão dos polos à nossa proposta", comemorou Fabrizia. 

A UAB na Paraíba tem 19 polos e o IFPB já atendia em sete deles, localizados nos municípios de Lucena, Mari, Taperoá, Alagoa Grande, Araruna, Pombal e Duas Estradas. Mesmo sendo EAD, os cursos devem seguir a diretriz de ter uma avaliação presencial. Fabrizia ressaltou que a seleção para vagas pode começar já em 2018.2, indo até 2019.2, conforme as regras da seleção da Capes. 

Os cursos de Pós-Graduação pré-aprovados do IFPB são: Línguas Estrangeiras Modernas à Distância; Tecnologias de Informação na Educação Básica; Informática na Educação; Ensino de Língua Portuguesa como segunda Língua para surdos; Ensino de Ciências e Matemática; Engenharia de Segurança no Trabalho; Libras; Gestão Empresarial e Gestão por competência nas instituições públicas de ensino.

A professora Joseli Maria da Silva, da equipe da UAB/IFPB, destacou o grande número de pessoas que poderão ser estudantes com as novas Especializações. “Nós deveremos ter uma média de 150 vagas para cada curso ou ao menos 30 vagas em cada polo. Tem cursos que interessaram muito aos polos. Libras e Ensino de Ciências e Matemática devem atrair muitos interessados”, destacou a docente. 

Atualmente, o IFPB tem seis Especializações, sendo uma à distância, e três Mestrados, sendo dois em rede nacional. Saiba mais nesse link

Texto de Ana Carolina Abiahy e fotos de Gustavo Rodrigues da DGCOM