Você está aqui: Página Inicial > Ead > Notícias EAD > Notícias Gerais > Polo EaD do IFPB em Aguiar começa a funcionar

Polo EaD do IFPB em Aguiar começa a funcionar

Unidade oferta o curso de guia em turismo. Inauguração nesta quinta (14)
por publicado: 19/10/2021 12h19 última modificação: 19/10/2021 12h19

Foi realizada nesta quinta-feira (14) a inauguração do Polo EaD do IFPB na cidade de Aguiar, no sertão paraibano. A unidade, situada na região metropolitana do Vale do Piancó, está ofertando o curso de guia de turismo. A primeira turma é composta por 25 alunos.

A solenidade foi prestigiada pelo Reitor Nicácio Lopes, Pró-Reitora de Ensino Mary Roberta, assessores e diretores de campi do IFPB, do prefeito da cidade Manoel Batista (Tintin), além de autoridades locais e do Reitor do Instituto Federal de Alagoas, Carlos Guedes, natural do município. O polo funciona na escola Lídia Cabral de Sousa, situada à Rua Severino Amâncio.

Para o Prefeito Tintin (PTB), esse é um momento histórico para a cidade. “O polo do IFPB dará condições aos nossos alunos de sonhar e realizar. Possibilitará o crescimento e desenvolvimento principalmente da parte intelectual do nosso povo. É uma grande satisfação receber a instituição aqui. Nosso município só tem a ganhar. Agradeço ao reitor e a todos que fazem parte dessa instituição”, afirmou.

A Secretária de Educação Fátima Soares também esteve presente na solenidade e destacou que “é um grande momento para a cidade receber esse polo de tamanha importância para nossa juventude. Esperamos plantar semente hoje e no futuro colher com êxito e empenho os frutos junto à nossa juventude”.

Aguiar tem cerca de 5.500 habitantes e compõe a região polarizada pelo Vale do Piancó que reúne 18 municípios totalizando mais de 150 mil habitantes. O Campus do IFPB em Itaporanga apoiará o polo.  “Hoje é um dia muito importante para a região. Externo nossa felicidade e parabenizo o espirito público do prefeito por abraçar essa instituição que trará cidadania e formará mão de obra especializada”, disse o Diretor Geral de Itaporanga Ridelson Farias.

O Diretor Geral do Campus Campina Grande, Albino Nunes, também ressaltou a importância do lançamento do polo EaD: “É de uma relevância enorme para uma comunidade tão distante, será um divisor de águas e transformará vidas. Muitos talentos sairão daqui para despontar para o país”, disse Albino;

O Reitor Nicácio Lopes falou emocionado da importância da instalação do polo na cidade de Aguiar, oportunizando a transformação de vida de muitos jovens e ofertando novas perspectivas de futuro. Ele enfatizou o papel centenário da Rede Federal na promoção de uma educação libertadora e emancipatória.

O curso técnico subsequente em Guia de Turismo é vinculado ao Campus Cabedelo Centro, com polos EaD nas cidades de Areia, Aguiar e Sumé. A primeira turma foi selecionada por meio do PSCT 2021.1. O curso, voltado para quem já terminou o ensino médio, tem duração de 1.011 horas divididas em dois semestres, com estágio supervisionado de 200h.

reitor nicacio lopes.jpgfoto 12 - reitor do IFAL carlos guedes.jpg
Reitor do IFPB Nicácio LopesReitor do IFAL Carlos Guedes