Você está aqui: Página Inicial > Ead > Notícias EAD > Notícias Gerais > Novo curso de biblioteconomia a distância homenageia prof.ª Mariza Russo

Novo curso de biblioteconomia a distância homenageia prof.ª Mariza Russo

Mariza integrou a equipe que elaborou o projeto do curso.
por publicado: 10/04/2018 18h02 última modificação: 12/04/2018 17h03

Hoje, 23, foi lançado o curso nacional de bacharelado em Biblioteconomia na modalidade a distância (BibEAD). Realizada no edifício-sede da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), em Brasília, a cerimônia contou com a presença do presidente substituto da CAPES, prof. Geraldo Nunes, do presidente do Conselho Federal de Biblioteconomia, Raimundo de Lima e do coordenador geral de Programas e Cursos em Ensino a Distância da CAPES, Luiz Lira.

No evento, foi homenageada a professora Mariza Russo, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), falecida em 2017. Mariza integrou a equipe que elaborou o projeto do curso. A homenagem foi recebida pela professora Ana Maria Ferreira de Carvalho, da UFRJ. “Trabalhei com Mariza por sete anos. Ela era uma profissional exemplar, combativa, querida pelos alunos. Daremos continuidade ao trabalho dela”, pontou Ana Maria.

Resultado de uma parceria entre a CAPES, o Conselho Federal de Biblioteconomia (CFB) e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o curso integra o sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB). Com a oferta do curso, a CAPES contribui para a universalização das bibliotecas em instituições de ensino, prevista para ocorrer até 2020 pela Lei 12.244/2010.

UAB
Criada em 2005, a Universidade Aberta do Brasil é uma rede formada por instituições públicas que oferece cursos de nível superior por meio de educação a distância. A prioridade da UAB é ofertar formação para pessoal atuante na educação básica – professores, gestores e colaboradores, mas existem ofertas de formação para o público em geral. O Sistema UAB é coordenado pela Diretoria de Educação a Distância (DED) da CAPES.

(Brasília - CCS/CAPES)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura "CCS/CAPES"