Você está aqui: Página Inicial > Ead > Notícias EAD > Notícias Gerais > Mestrado Profissional em Letras abre seleção

Mestrado Profissional em Letras abre seleção

O Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional (ProfLetras) lançou edital de processo seletivo com 843 vagas.
por publicado: 30/08/2017 14h39 última modificação: 30/08/2017 14h39

Ao todo, são ofertadas 843 vagas para ingresso em 2018, distribuídas por 42 instituições de educação superior (IES) associadas. Inscrições devem ser feitas nos dias 4 de setembro a 2 de outubro. Provas serão aplicadas em 29 de outubro, e a divulgação do resultado está prevista para 15 de dezembro.

Candidatos devem ser professores com diploma de licenciatura em Letras, pertencentes ao quadro permanente de escola pública do ensino fundamental. Outro requisito é estar em atividade docente, pois não é permitido afastar-se da docência durante o curso.

Coordenado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), o curso é semipresencial, com atividades a distância realizadas por meio do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB). O aluno deve cumprir 360 horas de atividades, correspondentes a cinco disciplinas obrigatórias e três optativas. Outras duas disciplinas de fundamentação compõem o curso, cuja duração máxima é de 24 meses.

Rede nacional
O ProfLetras é parte do Programa de Mestrado Profissional para Qualificação de Professores da Educação Básica (PROEB). Gerido pela Diretoria de Educação a Distância da CAPES, o PROEB reúne cursos de mestrado profissional em rede nacional nos formatos presencial ou semipresencial voltados a professores da educação básica.

O PROEB possui atualmente cursos nas áreas de Matemática (Profmat); Letras (Profletras); Ensino de Física – MNPEF (ProFis); Artes (ProfArtes); História (ProfHistória); Educação Física (ProEF); Química (ProfQui); Filosofia (Prof-Filo); e Biologia (ProfBio). Também são ofertados neste mesmo formato os cursos em Administração Pública (ProfiAP); em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos (ProfÁgua); e em Ensino de Ciências Ambientais (ProfCiamb).

UAB
Criada em 2005, a Universidade Aberta do Brasil (UAB) é uma rede formada por instituições públicas que oferece cursos de nível superior por meio de educação a distância. A prioridade da UAB é ofertar formação para pessoal atuante na educação básica – professores, gestores e colaboradores, mas existem ofertas de formação para o público em geral. O Sistema UAB é coordenado pela Diretoria de Educação a Distância (DED) da CAPES.

Confira o edital 2018 do ProfLetras e mais informações na página do processo seletivo.