Você está aqui: Página Inicial > Ead > Notícias EAD > Notícias Gerais > Lançados programas de bolsas de iniciação científica para alunos da EaD

Noticia

Lançados programas de bolsas de iniciação científica para alunos da EaD

A submissão de projetos de pesquisa dos cursos da modalidade a distância pode ser realizada no período de 12 de agosto a 4 de setembro de 2016.
por publicado: 18/08/2016 11h54 última modificação: 18/08/2016 11h54

A Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (PRPIPG) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), em parceria com a Diretoria de Educação a Distância e Projetos Especiais (DEADPE), torna público o Edital nº 38/2016, referente à participação no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica para a Educação a Distância (PIBIC-EaD) e Programa Institucional de Voluntários de Iniciação Científica para a Educação a Distância (PIVIC-EaD), e o Edital nº 39/2016, referente à participação no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica para a Educação a Distância para o Ensino Técnico Subsequente ao Médio (PIBIC-EaD Júnior) e Programa Institucional de Voluntários de Iniciação Científica para a Educação a Distância para o Ensino Técnico Subsequente ao Médio (PIVIC-EaD Júnior).

A criação dos programas de iniciação científica para alunos dos cursos EaD, idealizada pela Coordenação do Curso de Bacharelado em Administração Pública e fomentada pela Diretoria de Educação a Distância, visa promover institucionalmente ações voltadas ao desenvolvimento científico, tecnológico e social. As propostas de projetos de pesquisa dos cursos da modalidade a distância, voltadas à pesquisa científica, devem ter como objetivo contribuir significativamente para o desenvolvimento científico e tecnológico do País, bem como contemplar as linhas de apoio para cada área.

Para o PIBIC-EaD e PIVIC-EaD, estão sendo ofertadas 20 bolsas, sendo 8 para o curso Bacharelado em Administração Pública, 8 para Licenciatura em Computação e 4 para Licenciatura em Letras, no valor de R$400,00 para cada bolsa. As linhas de apoio para cada área são:

ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA:

Linha 1: Desenvolvimento Estratégico Corporativo (DEC)

Linha 2: Auditoria e Controladoria no Setor Público (ACSP)

Linha 3: Gestão de Processos e Projetos (GPP)

Linha 4: Percepção de Valor do Serviço Público (PVSP)

LICENCIATURA EM COMPUTAÇÃO:

Linha 1: Desenvolvimento Tecnológico

Linha 2: Desenvolvimento Humano e Educação

LICENCIATURA EM LETRAS:

Linha 1: Tecnologias e ensino de língua

Linha 2: Pesquisa aplicada à Educação a distância

Para o PIBIC-EaD Júnior e PIVIC-EaD Júnior, são 8 bolsas no total, sendo 4 para Segurança no trabalho e 4 para Secretaria Escolar, também no valor de R$400,00 para cada bolsa. As linhas de apoio por área são:

SEGURANÇA NO TRABALHO:

Linha 1: Higiene Ocupacional

Linha 2: Saúde do Trabalhador

SECRETARIA ESCOLAR:

Linha 1: Práticas metodológicas de gestão informatizada de arquivos escolares

Linha 2: Gestão democrática na educação escolar

O proponente deve ser do quadro de professores dos cursos da modalidade a distância do IFPB, ter titulação mínima de especialista e estar com o seu currículo atualizado na Plataforma Lattes do CNPq, entre outros pré-requisitos. Para ser bolsista ou voluntário, o aluno deve estar regularmente matriculado em cursos EaD ofertados pela Instituição. Entretanto, no caso de não existir interessados, é permitida a participação de discentes matriculados em outros cursos superiores presenciais da Unidade Acadêmica dos cursos EaD.

As inscrições podem ser realizadas no período de 12 de agosto a 4 de setembro de 2016 e devem ser efetuadas pelo proponente, exclusivamente online, por meio do Sistema Unificado de Administração Pública (SUAP) (http://suap.ifpb.edu.br), conforme instruções de inscrição disponíveis no endereço eletrônico: https://www.ifpb.edu.br/prpipg/editais/2016/edital-no-38-2016-pibic-ead. Todos os campos do formulário de submissão do projeto devem ser preenchidos, bem como devem ser anexados documentos obrigatórios.

O processo seletivo compreenderá as seguintes etapas: cumprimento de apresentação dos documentos solicitados no ato da submissão, avaliação de mérito dos projetos e avaliação da produtividade acadêmica do proponente. A divulgação do resultado final está prevista para 28 de setembro de 2016, com início para outubro de 2016 da execução das propostas aprovadas.

Para acessar os editais na íntegra e obter mais informações, consulte os endereços abaixo:

PIBIC-EaD e PIVIC-EaD: http://www.ifpb.edu.br/prpipg/editais/2016/edital-no-38-2016-pibic-ead

PIBIC-EaD Júnior e PIVIC-EaD Júnior: http://www.ifpb.edu.br/prpipg/editais/2016/edital-no-39-2016-pibic-ead