Você está aqui: Página Inicial > Ead > Notícias EAD > Notícias Gerais > II Encontro de Educação à Distância do IFPB divulga programação

II Encontro de Educação à Distância do IFPB divulga programação

Inscrição gratuita para o evento começa em 1º de novembro e será online
por publicado: 24/10/2017 23h18 última modificação: 24/10/2017 23h18

O II Encontro de Educação à Distância (EEAD) do IFPB vai ocorrer paralelamente à Reditec 2017, no Centro de Convenções da Capital paraibana, de 21 a 23 de novembro. A programação preliminar já foi divulgada no site do evento: https://eventos.ead.ifpb.edu.br/eead/

De acordo com o diretor de EAD do IFPB, Francisco Lima, são esperados cerca de 200 participantes de todas as áreas envolvidas com essa modalidade na instituição: docentes, estudantes, tutores, gestores e demais servidores. As inscrições devem ser abertas em 1º de novembro, online, pelo site do evento e sem qualquer taxa.

Francisco Lima destaca que os dois palestrantes convidados para o dia 21 de novembro são um ponto alto do evento. Klaus Schlünzen (UNESP) vai abordar “Educação híbrida na perspectiva inclusiva e os processos de sua institucionalização”. O foco será no uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) para promover a inclusão no espaço educacional. A Unesp é uma das primeiras  universidades do país a investir fortemente em EAD.

“Na outra palestra, o destaque é a questão do Direito Autoral que é uma das grandes problemáticas envolvidas com a EAD”, aponta Francisco. Com o tema “Ensino a distância e o direito autoral”, a palestrante Carolina Panzolini (Ministério da Cultura) deve orientar os trabalhadores envolvidos com a EAD. Ela é da área de Direito, atua em programas na TV Justiça e tem construído sua carreira acadêmica na pós-graduação com foco em Propriedade Intelectual.

Segundo Francisco, as cinco oficinas que vão ser ministradas no dia 22 de novembro vão estar focadas nas experiências positivas desenvolvidas pela EAD do Instituto Federal da Paraíba. Em todas as oficinas, há ministrantes da instituição. São elas: As TIC na sala de aula: uso de ferramentas abertas; Fundamentos da educação a distância: linhas gerais e práticas no IFPB; Material didático impresso para EaD: a experiência do curso de Letras do IFPB; O papel dos atores de cursos a distância do programa da UAB-IFPB – práticas no gênero Fórum: criação, acompanhamento, avaliação e TCC em EaD: práticas de pesquisa a distância.

Ainda está programada a mesa redonda “Design da sala de aula virtual para o novo perfil do aluno de EaD”. No site do evento, é possível ter acesso ao currículo dos palestrantes e ministrantes das oficinas e aos horários.

Ana Carolina Abiahy – jornalista do IFPB