Você está aqui: Página Inicial > Ead > Notícias EAD > Notícias Gerais > IFPB promove Capacitação em Ferramentas do Google para Ensino Remoto

IFPB promove Capacitação em Ferramentas do Google para Ensino Remoto

Inscrições vão de 20 a 27/07, via formulário online
por publicado: 21/07/2020 11h18 última modificação: 21/07/2020 11h18

O Instituto Federal da Paraíba irá oferecer, de 30 de julho a 28 de agosto de 2020, a Capacitação em Ferramentas do Google para Ensino Remoto, através de aulas online. A ação é uma realização do Campus João Pessoa (por meio do Departamento de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas - DGDP), da Diretoria Geral de Gestão de Pessoas - DGEP (através da Diretoria de Desenvolvimento de Pessoas - DDP) e da Pró-Reitoria de Ensino (por meio da Diretoria de Educação a Distância - DEAD).

As inscrições podem ser feitas de 20 a 27 de julho de 2020, através do preenchimento do formulário online. É necessário fazer o login no e-mail institucional para acessar o formulário de inscrição. A primeira turma tem mil vagas destinadas a professores efetivos e substitutos que atuam no IFPB.

Com carga horária total de 39 horas, as aulas acontecerão na plataforma Google Sala de Aula, de forma totalmente assíncrona e o acesso aos conteúdos se dará através da conta de e-mail institucional. Os facilitadores serão os professores Joabson Nogueira de Carvalho e Alexandre Fonseca D'Andrea, e a turma contará ainda com a atuação de oito tutores, que auxiliarão no processo de ensino-aprendizagem. A ementa do curso inclui os seguintes temas:

1.      Apresentando as ferramentas do Google disponíveis na sua conta institucional.

2.      Trabalhando com armazenamento em nuvem.

3.      Criando sua turma no Google Sala a partir do SUAP.

4.      Configurações gerais do AVA – Mural, Atividades, Pessoas, Notas, Agenda.

5.      Organizando sua disciplina no Google Sala de Aula.

6.      Disponibilizando material no Google Sala de Aula.

7.      Criando “atividades” no Google Sala de Aula.

8.      Criando “atividades com testes” - Trabalhando com formulários do Google.

9.      Opções avançadas de edição de formulários do Google.

10.    Perguntas (fórum com atribuição de notas) no Google Sala de Aula.

11.    Fórum de discussão (sem atribuição de notas) no Google Sala de Aula.

12.    Trabalhando com Rubricas no Google Sala de Aula.

13.    Gerenciamento das notas e dos alunos no Google Sala de Aula.

14.    Outras ferramentas do Google para educação.

A iniciativa tem, portanto, como principal objetivo capacitar os professores e demais profissionais do ensino para uso das ferramentas Google disponíveis a partir da sua conta institucional, com ênfase na plataforma Google Sala de Aula.