Você está aqui: Página Inicial > Catolé do Rocha > Notícias > 2024 > 02 > IFPB Catolé realiza emocionante certificação de cursos técnicos

Noticia

IFPB Catolé realiza emocionante certificação de cursos técnicos

Cerimônia das turmas de Edificações e Informática foi muito prestigiada na região
por Ana Carolina Abiahy publicado: 29/02/2024 16h25 última modificação: 29/02/2024 16h27

O Campus Catolé do Rocha do Instituto Federal da Paraíba realizou uma emocionante cerimônia de certificação dos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio na noite de 21 de fevereiro. A solenidade foi para os concluintes das turmas de Edificações e de Informática e foi muito prestigiada por autoridades locais, gestores do IFPB, docentes e familiares dos estudantes concluintes, reunindo cerca de 500 pessoas. 

Em seu discurso, a reitora do IFPB, Mary Roberta Meira Marinho, agradeceu as autoridades presentes e pontuou o valor da parceria com os prefeitos na realização das políticas públicas que beneficiam muitos estudantes. “Estamos aqui trabalhando, para que possamos ter pessoas responsáveis, que respeitem o meio ambiente, pessoas essas técnicos e técnicas em Edificações e em Informática, com responsabilidade e ética. Temos a confiança e a segurança na atuação profissional de cada um de vocês. Desejo que vocês possam retornar a essa casa, o IFPB, para cursarem o curso superior ou como profissionais. Temos 21 campis mais um Polo Inovação para recebê-los. Que vocês tenham sucesso nessa nova caminhada”, declarou.

Entre as autoridades externas presentes estavam os prefeitos de Catolé do Rocha, Lauro Adolfo Maia Serafim, e de Brejo do Cruz, Talles Torricelli de Sousa Costa e Silva; o vereador de Catolé, José Otávio Maia de Vasconcelos Filho, representando o deputado federal Gervásio Maia; o juiz federal Marcelo Maia; a secretária de Educação de Catolé do Rocha, Maria Antônia Neta; além das membros do Conselho Diretor: Ludmilla Kassiana Dantas e Maria Jusifina da Costa Linhares, ambas representantes dos familiares de estudantes do Campus, e Erineide Barbosa da Silva, representante da Entidades de Trabalhadores. 

catole IFPB 2.jpegA estudante oradora das turmas, Riwanny Ketylen Maia de Oliveira, enfatizou o afeto como o sentimento mobilizador no Instituto Federal da Paraíba. “Não se pode falar de educação sem falar de amor. E eu acredito que define muito bem o que eu sinto por esse Instituto, porque era essa a sensação que eu sentia toda vez que eu pisei aqui, que eu via meus colegas, que eu fiz viagens para eventos escolares e pensei extasiada: a educação me trouxe até aqui. E toda vez que eu, como sempre costumei dizer, acordava pra viver meu sonho. Toda vez que fui feliz, e que o IF foi motivo disso”. A aluna ressaltou a importância de amar as atividades às quais nos dedicamos e frisou: “Que a educação continue sendo nossa prioridade, nossa bússola, e nossa maior vitória”. 

O padrinho das turmas, professor Jaime Luiz Bezerra do Nascimento, destacou em seu discurso que a educação é uma jornada contínua. “Vocês agora têm nas mãos o conhecimento e as habilidades para dar a sua contribuição para o mundo do trabalho e para a sociedade. Lembrem-se de que o verdadeiro significado do sucesso vai além de títulos e conquistas materiais. É sobre contribuir para algo maior, ser agente de mudança e inspiração para os outros. Cada um de vocês tem um papel único a desempenhar no lugar onde a vida os plantar, e estou confiante de que vocês hão de brilhar, com ética e paixão”, declarou o professor de Língua Portuguesa. 

catole ifpb publico.jfif O diretor geral do campus Catolé do Rocha do IFPB, Francisco João de Deus, lembrou que a conquista de concluir o Ensino Médio não é uma realização solitária, mas coletiva. “A celebração de hoje não é apenas individual; é uma vitória compartilhada com aqueles que estiveram ao lado de vocês desde o início. Cada um de vocês carrega consigo não apenas o próprio sucesso, mas também o orgulho e a alegria de toda a família, professores, profissionais da educação e amigos”, ressaltou o João de Deus. 

O Pró-Reitor de Ensino do IFPB, Neilor César dos Santos, agradeceu a todos que contribuíram para esta etapa bem sucedida na vida dos estudantes concluintes do IFPB. “É sempre um momento muito especial para gente que fazemos parte do IFPB. É uma felicidade muito grande encerrar mais um ciclo, que vocês continuem com essa bravura e determinação, que aproveitem cada momento para ser feliz. Que vocês tenham muito sucesso”, afirmou o professor Neilor. 

catole IFPB profs.jfif  catole do rocha IFPB mesa.jfif catole ifpb publico 2.jpeg