Você está aqui: Página Inicial > Catolé do Rocha > Notícias > 2023 > 12 > Encerramento de Projetos de Extensão do IFPB é marcado pela apresentação do Espetáculo Folia ao Menino Deus

A montagem reúne o Coletivo Lapela de Teatro, o Coral Harmonium e o Projeto Quilombolata: cultura, cultivo e educação

por publicado: 26/12/2023 15h39 última modificação: 17/01/2024 16h45

Na sexta-feira, dia 08 de dezembro de 2023, às 19h, no auditório do Instituto Cultural Casa do Béradêro, aconteceu a apresentação do espetáculo Folia ao Menino Deus, protagonizado por três projetos de extensão e cultura do IFPB Campus Catolé do Rocha. Na plateia, cerca de 120 pessoas assistiram ao auto natalino.

Folia ao Menino Deus teve direção geral e organização dramatúrgica de Sinésio Bina, professor de Arte e Coordenador de Extensão e Cultura do IFPB Catolé do Rocha. O elenco foi composto por integrantes do Coletivo Lapela de Teatro, do Coral Hamonium e do Projeto Quilombolata, ações extensionistas desenvolvidas pela instituição.

Coletivo Lapela de Teatro

O coletivo surgiu em 2020, junto com o Núcleo de Extensão LAPELA – Laboratório de Pesquisa e Experimentação das Linguagens Artísticas. Durante o distanciamento social provocado pela pandemia, desenvolveu o projeto Teatro no ar: radionovela, que resultou na produção da radionovela Quem casa quer casa, adaptada da comédia de Martins Pena. Produziu também a cena audiovisual Vamos arrancar botija, a partir do cordel homônimo, de José Soares, o Poeta Repórter, o audiodrama A sorte do preguiçoso, adaptado do cordel de Manuel D’Almeida Filho, entre outros vídeos mais curtos. Em 2022, com o retorno presencial, montou o espetáculo Rebrotando Margaridas, em homenagem à lider sindical paraibana, Margarida Maria Alves, assassinada em 1983. O Lapela esteve presente em diversos eventos e atividades do campus Catolé do Rocha, como o Entrelinguagens, Secitec, Novembro Negro, Dia da Família, Reitoria Itinerante e sábados letivos. Mostrou seu trabalho também em eventos promovidos por outros campi e pela Proexc, como Enex, Festival de Arte e Cultura, Festival de Artes de Guarabira, Semana da Diversidade e Consciência Negra de Cajazeiras, Semana Cultural de Patos e Sect João Pessoa.

Coral Harmonium

O grupo surgiu em 2022 e foi se estruturando ao longo de 2023. O projeto envolve discentes, servidores e parceiros comunitários, abrangendo o letramento musical de seus integrantes, o desenvolvimento técnico vocal e a preparação de repertório diversificado de músicas. O grupo, regido pelo parceiro Tâmisson Azevedo, também já realizou apresentações nos eventos promovidos pelo próprio campus e por outras instituições do município, como Reitoria Itinerante, Dia da Família e Leitura na Praça.

Quilombolata

O projeto foi desenvolvido na Escola Municipal Leonilda de Freitas, localizada na Comunidade Quilombola de São Pedro, desde o mês de agosto de 2023. A proposta consistiu na realização de oficinas semanais de musicalização por meio da percussão, priorizando a utilização de instrumentos alternativos, tais como latas, tambores, galões, garrafas etc. Nas oficinas, ministradas pelo mestre Edclaudio Martins Costa (Katoze), buscou-se promover a técnica e a expressão musical, além de estabelecer laços com as raízes afro-brasileiras da comunidade. O grupo se apresentou no III Simpósio Todos Somos Um: Educação, Igualdade Racial e Território, ocorrido em Catolé do Rocha, no dia 24 de novembro passado. Também se integrou ao espetáculo Folia ao Menino Deus.

Folia ao Menino Deus

A encenação mescla elementos da cultura popular a canções do repertório musical brasileiro, numa grande festa para celebrar o nascimento do Menino Deus. O espetáculo da vida acontece, apesar da situação precária em que se encontram José e Maria, na condição de refugiados. O menino vive, apesar das medidas genocidas adotadas pelo Estado. Narrativas passadas que encontram eco nos problemas contemporâneos, levando-nos a refletir sobre o significado do espírito natalino.

FICHA TÉCNICA

- Direção geral e organização dramatúrgica: Sinésio Bina

Produção executiva: Sinésio Bina e Luciana França

Figurinos: Proposta dos integrantes e do diretor

Confecção de objetos cenográficos: Reginaldo Silvestre

Confecção de adereços: Reginaldo Pedro Lima Silva e Vera Cléia Cavalcanti

Costureiras: Maria de Lourdes Filha (Miúda), Maria do Socorro Oliveira e Dona Francisca

Iluminação: Túlio Xavier

Assistente de iluminação: Igor Oliveira

Fotografia: Thiago Bruno

Apoio: Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, IFPB Campus Catolé do Rocha

Agradecimentos: João de Deus de Carvalho, IFPB Catolé do Rocha, Tâmisson Azevedo, Edclaudio Martins, Valderez dos Santos, Instituto Cultural Casa do Béradêro, Secretaria Municipal de Cultura

- Direção artística e coordenação do Coletivo Lapela de Teatro: Sinésio Bina

Bolsistas: Matheus Tevez Targino Aragão e Riwanny Ketylen Maia de Oliveira

Elenco Lapela: Caio Sérgio Lima da Cruz, Everton Fonseca de Araújo, Ismael Gomes da Silva, Jade Hemiliane Diniz Santiago, Jaime Luiz Bezerra do Nascimento, José Henrique da Silva França, Matheus Tevez Targino Aragão, Paula Mirelly Kends Queiroz Vieira, Riwanny Ketylen Maia de Oliveira, Vera Cleia Alves da Silva Cavalcanti, Yan Kauê da Silva Fernandes.

- Direção artística/regência do Coral Harmonium: Tâmisson Azevedo

Coordenação do Coral Harmonium: Ronildo Nicodemos da Silva

Elenco Coral Harmonium:Emmily Sury de Sousa Nascimento, Filipe Pierre de Alencar Silva, Jaime Luiz Bezerra do Nascimento, José Fernandes Pimenta de Oliveira, Kildenberg Kaynan Felix Nunes, Mariane dos Santos Vieira, Mayana Chagas Carvalho, Ronildo Nicodemos da Silva, Sarah Silva Oliveira, Sinésio da Silva Bina, Tâmisson Azevedo

- Direção artística/regência do Quilombolata: Edclaudio Martins Costa (Katoze)