Você está aqui: Página Inicial > Catolé do Rocha > Notícias > 2023 > 12 > Dia da Família na Escola

Dia da Família na Escola

Evento acontece pela quarta vez no IFPB campus Catolé do Rocha e mantém o sucesso das edições anteriores, com a participação de pais e parentes dos alunos.

por publicado: 04/12/2023 16h41 última modificação: 04/12/2023 16h45

O IFPB campus Catolé do Rocha abriu suas portas para receber os familiares e membros da comunidade escolar na quarta edição do Dia da Família na Escola. O evento aconteceu no sábado 07/10/2023, em paralelo com o encerramento da 8ª Semana da Ciência e Tecnologia IFPB – CR, e com a cerimônia solene de assinatura da ordem de serviço para a construção do restaurante estudantil do campus Catolé do Rocha.

O primeiro bloco de atividades ofereceu uma série de oficinas, sendo uma delas sobre Estudo no Lar, conduzida pelos integrantes da Coordenação Pedagógica do campus Catolé do Rocha (COPED): Vera Cleia Cavalcanti – pedagoga e Daylson Lima – TAE. Também foi ofertada a oficina “A Família e o cuidado em saúde mental”, sob a condução da psicóloga convidada, Isabela Cristiane. Ainda no eixo sobre saúde da família, o IFPB convidou os instrutores de pilates Jeferson Rodrigo e Cintia Raissa, para conduzir um momento de relaxamento e correção da postura.

A manhã também proporcionou trocas de aprendizados com potencial de geração de renda para as famílias, a exemplo de decoração de ambientes, marcenaria com pallets, e confeitaria de bolos. À frente da oficina de decoração sustentável, que aconteceu na biblioteca da escola e criou um espaço de leitura bastante aconchegante, esteve o marceneiro convidado Chiquinho, pai de uma das alunas do curso de Informática; já no comando da oficina de confeitaria de bolos, estava a boleira Vilma Cruz, mãe de uma ex-aluna da primeira turma do curso de Edificações ofertada pelo campus. Um verdadeiro aprendizado em família, em que pais, irmãos e filhos produziram móveis, confeitaram bolos e tiveram tempo de qualidade juntos!

Os professores do campus George Martins, de Matemática, e Sinésio Bina, de Artes, também contribuíram com o evento, oferecendo oficinas ligadas à sua disciplina. O professor George orientou os pais sobre como agir para dar suporte aos filhos que apresentam dificuldade em matemática; e o professor Sinésio ofereceu uma oficina de jogos teatrais. Os também professores do campus Jaime Nascimento, Raoni Sousa, Alexandre Souza e Lahyana Freitas receberam os pais dos concluintes de 2023 para um último momento de partilha e estreitamento da relação família-escola antes da formação dos seus queridos.

O intervalo cultural teve um lanche colaborativo repleto de delícias e muita animação com o karaokê em família, organizado pelo professor Ronildo Nicodemos. E, para incentivar a consolidação da economia solidária e do consumo consciente, a bibliotecária Suellen Ribeiro organizou um troca-troca de livros, enquanto as servidoras Lígia Gomes e Nadia Lauane foram as responsáveis pelo Bazar Solidário, ambas são atividades que estão presentes desde a edição anterior do Dia da Família na Escola. Além disso, foi promovida a Feira de Artesanato Municipal de Catolé do Rocha, que acontece mensalmente na Praça Sérgio Maia, porém, neste mês de outubro, transferiu-se para o campus do IFPB da cidade, enriquecendo o evento com ainda mais arte e aproximando a comunidade local do instituto.

Para encerrar o 4º Dia da Família na Escola já deixando grandes expectativas quanto a próxima edição do evento, que deverá ocorrer em 2024, tivemos a apresentação do coral Harmonium, um dos projetos de extensão do nosso campus, que encantou o público com três músicas que compõem seu repertório sob a regência do maestro Tamisson Azevedo.

Em seguida, a professora Tainá Sousa comandou a premiação dos trabalhos produzidos para a 8ª Semana da Ciência, Cultura e Tecnologia do IFPB-Catolé do Rocha. Foram anunciados os trabalhos premiados com entrega de certificado e aplausos orgulhosos dos familiares e demais membros da comunidade escolar. Por fim, como último momento de uma manhã tão rica em sorrisos e trocas afetuosas, aconteceu a assinatura oficial da ordem de serviço que dá início a construção do restaurante estudantil do campus. Foi um momento de celebração por mais um passo dado a caminho da expansão e melhoria da estrutura do nosso instituto, que contou com a presença ilustre da magnífica reitora do IFPB e sua equipe, além de políticos e autoridades locais.