Você está aqui: Página Inicial > Catolé do Rocha > Notícias > 2023 > 11 > 8ª Semana de Ciência, Tecnologia e Cultura do IFPB – Campus Catolé do Rocha

8ª Semana de Ciência, Tecnologia e Cultura do IFPB – Campus Catolé do Rocha

por publicado: 10/11/2023 15h51 última modificação: 13/11/2023 10h11

De 04 e 06 de outubro de 2023 ocorreu a 8ª Semana de Ciência, Tecnologia e Cultura do IFPB – Campus Catolé do Rocha. A SECITEC é um evento acadêmico, que ocorre anualmente e que tem a participação de alunos, ex-alunos e servidores do IFPB-CR, além de parceiros externos, como a UEPB-Campus IV e a Prefeitura de Catolé do Rocha, e que busca promover discussões e atividades que envolverem pesquisa, cultura e inovação.

O evento teve início na tarde do dia 04/10, no auditório da UEPB-Campus IV, com apresentação artística da poetisa e ex-aluna Alyce Rayane. Em seguida, aconteceu um painel temático com o tema “Redescobrindo o Sertão”, tendo como participantes, o pesquisador Juvandi de Souza Santos, que falou sobre sítios arqueológicos que vêm sendo descobertos na região de Catolé do Rocha, Genaldo Silva Lima (coordenador de turismo de Catolé do Rocha -PB) de Ronildo Txarles (Guia turístico local), que falaram sobre a valorização do sertão através da cultura e do turismo. A abertura ainda contou com a apresentação artística “Os Causos de Dona Creuza”, da atriz Hellen Barreto, e com o espetáculo Rebrotando Margaridas, realizado pelo grupo Lapela (IFPB-CR).

Durante a manhã do dia 05 de outubro, ocorreram minicursos e oficinas, presenciais (no campus do IFPB-CR), remotas e em campo (visitas técnicas a sítios arqueológicos e a locais históricos de Catolé do Rocha), tendo a participação de parceiros externos, servidores, alunos e ex-alunos. Ao todo foram 14 minicursos e oficinas, sendo alguns destes: Passeio histórico pela cidade de Catolé do Rocha (realizado em parceria com a UEPB e a secretaria de turismo de Catolé do Rocha), Mapeamento aéreo com drone (realizado pelo engenheiro e ex-professor do IFPB – CR – Franciélio da Paixão), Introdução a Cybersecurity e Ethical Hacking (ministrado por ex-alunos do IFPB-CR), Morcegos para curiosos: ecologia e conservação de quirópteros (ministrado por professor do IFPB-CR), Identificação de animais peçonhentos e características dos acidentes (ministrado por ex-professor do IFPB-CR – Jean Carlos) e "SEJAM BEM VINDOS, mas não todos." Como a falta de acessibilidade exclui pessoas nos ambientes construídos (ministrado pelo arquiteto Eduardo Almeida).

No dia 05/10, à tarde, ocorreu a 8ª Mostra de Trabalhos Científicos, com apresentações de 19 trabalhos de alunos do IFPB-CR. Os trabalhos foram divididos por áreas, sendo estas, Educação e suas Tecnologias, Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, Ciências Exatas e da Natureza e suas Tecnologias e Construção civil e suas tecnologias. Os trabalhos foram avaliados por professores do IFPB-CR e o melhor de cada categoria recebeu certificado de premiação.

No dia 06/10, pela manhã, ocorreram as competições de Construção de ponte de macarrão, voltada para discentes do curso de Edificações, e de Desenvolvimento de Aplicativos, voltada para discentes do curso de Informática. Ao todo, 6 equipes participaram da competição da ponte. A equipe vencedora conseguiu construir uma ponte que suportou 21 quilos. Três equipes participaram da competição de desenvolvimento de aplicativo, o qual tinha como tema “Redescobrindo o Sertão”. A equipe vencedora apresentou um aplicativo que continha um Quiz sobre o sertão. Além das competições, também ocorreu testagem de tipo sanguíneo, que foi realizada por estudantes e pelo professor de Biologia do IFPB-CR.

Integrado ao evento, também ocorreu a 2ª GincaTec, durante as tardes dos dias 05 e 06/10. Os discentes participaram de competições em diversas atividades, como barra bandeira, baleado, caça ao tesouro, xadrez, bocha, tênis de mesa, dominó, elástico, bola de gude, corrida, counter strike e dança. Nesse dia, as turmas se reuniram em busca de um objetivo maior, que era vencer no maior número de modalidades, havendo uma grande participação dos alunos.

O evento foi encerrado no final da tarde da sexta (06/10), com a apresentação do trio de forró Tomixote, do IFPB-Patos. Nesse momento, os discentes e docentes puderam descontrair e interagir, ao som do ritmo característico no Nordeste.

As premiações da Mostra de Trabalhos Científicos, das Competições da Ponte de Macarrão e do Desenvolvimento de Aplicativo, e da GincaTec foram entregues no dia 07/10, durante a programação do dia da família da Escola.

É possível ver as notas dos trabalhos apresentados na Mostra de Trabalhos Científicos, assim como, baixar o certificado de participação e de apresentação de trabalho no evento, através do site.