Você está aqui: Página Inicial > Catolé do Rocha > Notícias > 2023 > 10 > Setembro Amarelo: Todos pela Valorização da Vida

Setembro Amarelo: Todos pela Valorização da Vida

por publicado: 02/10/2023 07h32 última modificação: 02/10/2023 07h32

No mês de Setembro, O IFPB – Campus Catolé do Rocha, por meio do Núcleo de Acompanhamento Psicossocial (NAPS) e a Coordenação de Assistência Estudantil (CAEST) realizou atividades em alusão ao setembro amarelo, tendo como foco a valorização da vida.

No dia 25 de setembro, a Psicóloga Eliane Lucas realizou a oficina: cuidando da saúde mental por meio de exercícios de atenção plena. O objetivo da atividade teve como foco refletir sobre questões de saúde mental e realizar diferentes exercícios de respiração como recurso para lidar com diversas emoções, considerando que respirar e focar a atenção no momento presente contribui para a regulação das emoções e para uma melhor qualidade de vida.

No dia 26 de setembro, a aluna Riwanny Ketylen cantou a música “piloto automático” da banda Supercombo. Ela iniciou com uma reflexão a partir do filme “Alice no País das Maravilhas”, dando foco à figura do coelho, o qual é um personagem que está sempre correndo atrás do tempo em busca de algo que não está ao seu alcance, assim como as pessoas estão vivendo na sociedade atual, ou seja, vivendo num verdadeiro “piloto automático”. Após a reflexão, a estudante finalizou cantando a canção, que com uma letra leve e simples, valoriza os momentos bons da vida.

No final da sua apresentação, a Psicóloga Eliane Lucas ressaltou a importância de termos espaço para o descanso e darmos atenção às nossas emoções e fez a seguinte analogia: “da mesma forma que regamos nossas plantas, também precisamos regar o nosso emocional com coisas boas”. Assim, fica a reflexão da necessidade de termos momentos para olhar para nós mesmos e refletirmos sobre como estamos vivendo nossas vidas.

No dia 28 de setembro, o artista convidado, Jeferson Rodrygo, encenou a peça "Pequenas Alegrias" utilizando a mímica. Ele refletiu o seguinte: “trata-se de um convite para prestarmos mais atenção às pequenas coisas da vida, como: ouvir música, sorvete no verão, um abraço e etc. Desta maneira, aproveitarmos ao máximo cada uma dessas "pequenas alegrias" e assim, sermos mais felizes diariamente”.

Após a apresentação da peça, o aluno Lucas de Lima recitou a poesia de sua autoria intitulada: querido alguém. Ele ressaltou o seguinte: “queria simular uma espécie de conversa ou apelo para as pessoas que estão passando por problemas, pois acho que, dessa forma, o poema pode tocar mais intensamente essas pessoas e estimular elas a procurarem ajuda e saber que não estão sozinhas e que eles sempre terão nosso apoio.”

Portanto, consideramos que o cuidado com a saúde mental se faz o ano inteiro, embora existam alguns momentos que a saúde mental ganha maior visibilidade. De modo geral, sabemos que o cuidado com a saúde mental inclui a psicoterapia e o tratamento medicamentoso, contudo também há estudos que apontam sobre a importância de cuidar da saúde mental de forma integral, considerando os diferentes aspectos do ser humano, ou seja, a dimensão social, psicológica, espiritual e biológica. Assim, encontrar espaços para momentos destinados ao lazer e ao autocuidado são fundamentais para revigorar nossas energias e termos condições de lidar com os desafios diários. Esses cuidados se concretizam em pequenas ações realizadas diariamente nos nossos hábitos de sono, na alimentação, na atividade física, dentre outros. Ademais, faz-se necessário considerar também a influência de questões mais complexas, como as de cunho social. Assim, a junção desses fatores favoráveis pode contribuir para uma melhor qualidade de vida.