Você está aqui: Página Inicial > Catolé do Rocha > Notícias > 2023 > 08 > Campus Catolé do Rocha realiza palestra sobre a relação entre alimentação, atividade física e saúde mental no contexto de aprendizagem

por publicado: 08/08/2023 09h30 última modificação: 08/08/2023 09h30

O Instituto Federal da Paraíba (IFPB), Campus Catolé do Rocha, em colaboração com o Centro de Ciências Humanas e Agrárias (CCHA) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) - Campus Catolé do Rocha, promoveu uma palestra enriquecedora para os alunos do 2º ano do curso de Informática Vespertino. O evento, organizado em conjunto pelo Núcleo de Apoio Psicossocial (NAPS-CR) e a Coordenação de Assistência Estudantil (CAEST-CR), trouxe a  nutricionista Dalila Suassuna para discutir a crucial conexão entre alimentação, atividade física e saúde mental no contexto de aprendizagem.

A palestra, que ocorreu nas dependências do campus, contou com a participação dos estudantes do 2º ano de Informática Vespertino. Dalila Suassuna, conhecida por sua  experiência na área de nutrição e saúde no Centro de Ciências Humanas e Agrárias (CCHA) da UEPB - Campus Catolé do Rocha  , compartilhou insights valiosos sobre como a alimentação balanceada e a prática regular de atividades físicas podem impactar positivamente não apenas a saúde física, mas também a saúde mental dos indivíduos.

Com abordagem prática e embasada em evidências científicas, a palestrante destacou a importância de uma dieta equilibrada para o funcionamento adequado do cérebro e para a promoção de um ambiente propício à aprendizagem. Ela ressaltou como certos nutrientes têm o poder de influenciar a produção de neurotransmissores relacionados ao humor e à concentração, fatores cruciais para o desempenho acadêmico.

Além disso, Dalila Suassuna abordou a relação entre atividade física e saúde mental, explicando como o exercício regular pode ajudar na liberação de endorfinas e na redução do estresse, ansiedade e depressão. Ela enfatizou como a prática de atividades físicas pode contribuir significativamente para o bem-estar dos estudantes, permitindo-lhes enfrentar os desafios acadêmicos de maneira mais eficaz e saudável.

Ao final da palestra, os alunos tiveram a oportunidade de fazer perguntas e interagir diretamente com a nutricionista, consolidando ainda mais o aprendizado transmitido durante tal ação. A equipe organizadora, composta pelo NAPS-CR e CAEST-CR, expressou sua satisfação com a participação dos estudantes e reafirmou o compromisso do campus em promover atividades que abordem temas relevantes para o desenvolvimento integral dos alunos.

O IFPB Campus Catolé do Rocha reforça seu comprometimento em oferecer aos seus alunos oportunidades de aprendizado que transcendam os limites das salas de aula, enriquecendo sua formação e preparando-os não apenas como profissionais qualificados, mas também como cidadãos conscientes de sua saúde mental e física.