Você está aqui: Página Inicial > Catolé do Rocha > Notícias > 2023 > 03 > Campus Catolé do Rocha realiza a VIII Semana Pedagógica

Campus Catolé do Rocha realiza a VIII Semana Pedagógica

por publicado: 30/03/2023 07h38 última modificação: 30/03/2023 07h38

O Campus Catolé do Rocha realizou entre os dias 1 e 3 de março de 2023, através da Diretoria de Desenvolvimento de Ensino (DDE) e da Coordenação Pedagógica (COPED), a VIII Semana Pedagógica, que teve como tema “Práticas Pedagógicas: Planejamento e Avaliação da Aprendizagem”. O evento reuniu docentes e técnicos administrativos ligados ao ensino, além de um convidado externo: o fisioterapeuta Jeferson Santos.

No primeiro dia da VIII Semana Pedagógica, foram abordadas as seguintes temáticas: histórico do Campus Catolé do Rocha (Cléia Cavalcanti - pedagoga); Perfis das Turmas Ingressantes (Daylson Lima - Técnico em Assuntos Educacionais); Perfis dos Estudantes com Deficiência (Érica Andrade - psicopedagoga); Atuação do Professor frente ao Assédio, à Discriminação e ao Constrangimento (Núcleo de Combate ao Assédio); Horário Letivo (Direção de Ensino) e Normativas e Trâmites Processuais a partir do Ano Letivo de 2023 (Coordenação de Gestão de Pessoas).

O segundo dia de evento, por sua vez, foi direcionado para o planejamento individual e coletivo das disciplinas, com destaque para os temas transversais e os diálogos e parcerias entre docentes. Na ocasião, tratou-se também de alguns sábados letivos e das reuniões pedagógicas. Ademais, o fisioterapeuta Jeferson Santos ministrou uma aula coletiva de pilates com foco no contexto laboral, promovendo o relaxamento dos participantes.

Ainda no segundo dia da VIII Semana Pedagógica, foi realizada uma videoconferência com a reitora do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), Mary Roberta Meira Marinho, que parabenizou a equipe pedagógica e as direções pelo desempenho dos estudantes do Campus Catolé do Rocha no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2023. O pró-reitor de Ensino, Neilor Cesar, também manifestou sua alegria pelos mais de 70 estudantes aprovados em diversas universidades públicas.

No terceiro e último dia de evento, Eliane Lucas e Ana Maria Torres, psicóloga e técnica em enfermagem do campus, respectivamente, abordaram temas ligados à saúde mental dos estudantes, à necessidade de acolhimento e aos possíveis efeitos de medicações de uso controlado. Na sequência, a Coordenação Pedagógica apresentou aos professores relatos dos estudantes de experiências exitosas no ano letivo 2022. Para encerrar, abriu-se um espaço para avaliação do evento.

Os participantes ressaltaram como ponto positivo do evento os momentos de integração, de planejamento das disciplinas, de autocuidado/saúde e a condução das dinâmicas. "Um ponto que me chamou bastante atenção foi a dinâmica que permitiu que todos se conhecessem melhor, pois às vezes trabalhamos em setores diferentes e acabamos não conhecendo particularidades dos colegas, então essa integração foi muito positiva e divertida. Além disso, os assuntos e discussão foram bastante interessantes", afirmou Jerri Adriano, ledor.

Por fim, a profª. Luiza Medeiros destacou pontos positivos da VIII Semana Pedagógica: "A dinâmica para que as pessoas se apresentassem; todas as oportunidades de maior integração; a preocupação com autocuidado/saúde; a maturidade nas discussões; a preparação prévia dos materiais; a condução das dinâmicas. Acredito que foi um ótimo evento e uma oportunidade muito boa para nos reconhecermos enquanto equipe. A mudança nos ambientes e variedade de atividades também foi muito positivo!”.