Você está aqui: Página Inicial > Catolé do Rocha > Notícias > 2023 > 03 > Campus Catolé do Rocha realiza a II Semana Escolar de Combate à Violência Contra a Mulher

Destaque

por publicado: 31/03/2023 15h59 última modificação: 31/03/2023 15h59

De 20 a 25 de março de 2023, o Campus Catolé do Rocha realizou a II Semana Escolar de Combate à Violência Contra a Mulher. Ao longo da semana, de maneira multidisciplinar e integrada, diversas atividades foram desenvolvidas para abordar a violência contra a mulher, promovendo o debate e a conscientização acerca desse tema de extrema importância.

Na segunda-feira, dia 20/03, as estudantes foram recepcionadas pela Coordenação Pedagógica com cartões contendo mensagens inspiradoras. Além disso, a Biblioteca Ariano Suassuna realizou uma exposição sobre dez autoras que tratam de temas como violência, machismo e abusos, como forma de incentivar a leitura por parte dos estudantes.

Na terça-feira, dia 21/03, as turmas do 1º ano do curso Técnico Integrado em Informática Matutino e Vespertino realizaram, sob a orientação do prof. Sinésio Bina e com o auxílio da Coordenação Pedagógica, intervenções artísticas nas dependências do campus, retratando a escalada da violência contra a mulher e estatísticas a respeito das várias formas de violência de gênero, tais como violência contra a mulher no mundo do trabalho, na política e a violência obstétrica.

Entre a terça-feira, dia 21/03, e a quarta-feira, dia 22/03, as turmas do 2º ano do curso Técnico Integrado em Edificações Matutino e Vespertino construíram um mural colaborativo sobre a violência contra a mulher, na disciplina de Sociologia, ministrada pelo prof. Victor Rodrigues, em parceria com a Biblioteca Ariano Suassuna e com a Coordenação Pedagógica. A atividade visou, além do impacto visual, à reflexão acerca de falas, frases e ditados que carregam machismo e violência, promovendo a desconstrução dessas ideias.

As turmas do 3º ano do curso Técnico Integrado em Edificações e do 3º ano do curso Técnico Integrado em Informática Vespertinas, na quarta-feira, dia 22/03, participaram juntamente com os docentes Jorge Luís e Luciano Alexandre da palestra sobre a violência doméstica e familiar, ministrada pela equipe do Centro de Referência Especializado de Assistência Social de Catolé do Rocha e pelo Promotor de Justiça Dr. Arthur Magnus. O momento foi articulado pelo Setor de Psicologia e pela Coordenação Pedagógica.

A respeito da palestra, a estudante Ester Vitória, do 3º ano matutino do curso de Edificações, declarou: “foi muito bom, pois esclareceu muitas questões ligadas à lei Maria da Penha”. Jeovanna Maria, da mesma turma, complementou dizendo que foi “muito bom ter palestras com profissionais que entendem do assunto e podem tirar nossas dúvidas, porque trabalham com isso”.

Ademais, o dia 25/03 foi sábado letivo e reuniu estudantes de todas as turmas, bem como docentes e técnicos-administrativos, no auditório do Centro Cultural Geraldo Vandré. A programação contou com uma fala introdutória acerca do Mapa da Violência Contra Mulheres, proferida pelo Prof. Ari D’Lima, seguida de palestra sobre O Papel da Lei Maria da Penha no Enfrentamento à Violência Contra a Mulher e sua Prevenção, ministrada por Nádia Lauane.

Na sequência, houve um momento cultural com música e poesia, do qual participaram os estudantes Ismael Gomes, Riwanny Maia, Fabíola Ferreira e Igor Marlon. Foi ministrada, ainda, palestra sobre Saúde Mental e os Aspectos Psicoafetivos da Violência Contra a Mulher, realizada pela psicóloga do campus, Eliane Lucas, a qual teve como foco discutir as implicações da violência na saúde mental, o ciclo da violência e alguns determinantes psicossociais da violência contra a mulher. Para finalizar a programação, o Prof. Ari D’Lima ministrou a palestra Empreender para Empoderar.

Em suma, a II Semana Escolar de Combate à Violência Contra a Mulher foi repleta de atividades desenvolvidas dentro e fora das salas de aula, que demonstraram a importância da educação na conscientização e no combate à violência de gênero, rumo à construção de uma cultura de respeito, igualdade e proteção aos direitos das mulheres.