Você está aqui: Página Inicial > Catolé do Rocha > Notícias > 2022 > 11 > Campus Catolé do Rocha marca presença no II Festival de Artes do IFPB

Campus Catolé do Rocha marca presença no II Festival de Artes do IFPB

por publicado: 07/11/2022 16h43 última modificação: 07/11/2022 16h43

O campus Catolé do Rocha participa, nos dias 9 e 10 de novembro de 2022, do 2º Festival de Artes do IFPB, em João Pessoa, compondo a programação da Mostra de Artes Cênicas, com o espetáculo Rebrotando Margaridas, e da Mostra Músicas do Mundo, com a apresentação musical da dupla Ismael e Larissa. Além das apresentações ao vivo, o campus Catolé do Rocha também está representado na 2ª Coletânea de Poesia, Contos, Cordel e Crônicas do IFPB, a ser lançada no dia 10 de novembro, também na programação do Festival. A poesia Uma odisseia homérica, que transformará mitologia em dia a dia, do discente Bruno Jallon, do Curso Técnico de Informática, foi selecionada para compor a coletânea, que será lançada em formato impresso e em e-book.

O 2º Festival de Arte e Cultura do IFPB, promovido pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, contempla uma série de mostras de trabalhos, nas diversas linguagens artísticas, envolvendo estudantes, servidores e parceiros comunitários. O evento procura evidenciar a arte como área de conhecimento e como forma de expressão, imprescindível para a formação humana e cidadã para o mundo do trabalho. O Festival conta com programação diversificada, abarcando espetáculos de teatro e dança, apresentações musicais, exposição de artes visuais, lançamentos de livros, oficinas, entre outros. As atividades acontecem no Theatro Santa Roza, na Usina Cultural Energisa e no IFPB Campus João Pessoa, envolvendo a comunidade acadêmica do IFPB e de outras instituições de educação, além de artistas, brincantes, pesquisadores e escritores paraibanos.

Rebrotando Margaridas

Rebrotando Margaridas é um espetáculo-homenagem à líder sindical paraibana, Margarida Maria Alves, assassinada em 1983. A dramaturgia, composta por poemas, músicas, discursos e outros textos procura contar a trajetória de Margarida, na defesa dos direitos dos trabalhadores rurais, da educação e das mulheres. A peça defende que seu sangue derramado covardemente à terra fertiliza este chão e traz mais flores. Margarida vive e se faz semente a germinar outras tantas lutas.

A direção e organização dramatúrgica do espetáculo ficou a cargo do Professor de Arte, Sinésio Bina. O elenco conta com Aline Ingrid de Lima Silva, Ana Clara de Andrade Mota, Eduardo Esdras da Cruz Rocha, Everton Fonseca de Araújo, Ismael Gomes da Silva, Jose Henrique da Silva França, Larissa Tavares Dantas, Matheus Tevez Targino Aragão, Pedro Lucas Paiva dos Santos, Riwanny Ketylen Maia de Oliveira, Tainá Julio de Sousa Silva, Vera Cleia Alves da Silva Cavalcanti. Ana Beatriz Cardoso fica no apoio técnico.

A peça será apresentada no dia 09 de novembro, no Theatro Santa Roza, dentro da Mostra de Artes Cênicas, que terá abertura oficial às 15h30. O espetáculo, que tem o apoio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura do IFPB e do IFPB Campus Catolé do Rocha, é uma produção do Núcleo LAPELA.

Sobre o LAPELA

O LAPELA – Laboratório de Pesquisa e Experimentação das Linguagens Artísticas, do campus Catolé do Rocha, vem desenvolvendo suas atividades desde 2020, envolvendo estudantes, servidores e parceiros sociais. O Núcleo produziu a radionovela Quem casa quer casa, adaptada da comédia de Martins Pena, a cena audiovisual Vamos arrancar botija, a partir do cordel homônimo de José Soares, o Poeta Repórter, e o audiodrama A sorte do preguiçoso, adaptado do cordel de Manoel Antônio D’Almeida, além dos vídeos Pele preta, corpo alvo, Não vou mais lavar os pratos e Morte e vida carolina. Essas produções estão disponíveis em seu canal no Youtube, LAPELA IFPB-CR, e em agregadores de podcasts. A trupe também tem participado em diversos eventos e atividades do campus Catolé do Rocha, de outros campi e em nível institucional.

Ismael e Larissa

A dupla de estudantes do Curso Técnico de Informática do IFPB Catolé do Rocha vai apresentar canções autorais como “Desejos a Compartilhar”, premiada no Festival de Canções e Intérpretes do IFPB (FESTIN 2021). A apresentação acontecerá na USINA CULTURAL ENERGISA - Sala Vladimir Carvalho, no dia 10 de novembro, às 16h30, dentro da Mostra Músicas do Mundo.