Você está aqui: Página Inicial > Catolé do Rocha > Notícias > 2022 > 10 > Estudantes do Campus Catolé do Rocha participam e se destacam nos Jogos Intercampi do IFPB - Edição 2022

por publicado: 31/10/2022 09h31 última modificação: 31/10/2022 09h34

A 5ª Edição dos Jogos Intercampi fora apresentado aos profissionais ligados à área de Educação Física pela Diretoria de Educação Física e Esporte (DEFE), ligada à Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE), em agosto de 2022.  Após 2 anos de pandemia, retomava-se a perspectiva de socialização entre os estudantes dos vários campi do IFPB, de proporcionar efetiva participação da comunidade acadêmica e contribuir de múltiplas maneiras para o processo formativo dos estudantes. O evento foi realizado no período de 17 a 21de outubro no Campus Campina Grande, com a participação de servidores e estudantes de 17 unidades do IFPB.

Os estudantes do Campus Catolé do Rocha, mesmo sem uma estrutura adequada para realização dos treinos, aceitaram o desafio e se empenharam. Uma mistura de euforia, entusiasmo e confiança que os levaram a lugares de destaque no evento.

De acordo com a professora Aline, desde a abertura, regada a muita emoção, as competições começaram com muita dedicação e garra. Porém, o que foi visto também foi o fair play, a interação entre os atletas e professores. Os jogos foram muito bem disputados, mas ao compararmos com jogos realizados até o início dos anos 2000, atualmente não se trata apenas de competição, trata-se do social e cultural, cada cidade traz um pouco de cada uma delas em seus competidores.

A delegação do campus Catolé do Rocha foi representada por 22 atletas, que disputaram as seguintes modalidades:

• Tênis de mesa Feminino - Ketellyn Vitória Ferreira da Silva;
  • Tênis de mesa masculino - Everton Fonseca de Araújo;
  • Xadrez masculino - João Pedro Borges de Farias e Ismael Gomes da Silva;
  • Handebol feminino - Lorena Silva da Cuna, Alícia Vitória Dutra dos Santos, Hortência Maria Ferreira do Nascimento, Jeovanna Maria Ferreira Aranha, Sabrina Lorrany Dutra da Silva, Marília Gabriela Fernandes Roque, Flávia Maria Soares Dantas, Maria Carla Linhares, Maria dos Milagres Roque de Oliveira e Jade Hemiliane Dinis Santiago;
  • Futsal masculino - Wegner Alves dos Santos, Felipe Caetano da Silva, Adriel Felipe Gonçalves Vieira, César Henrique Pereira da Silva, Márcio Almeida da Silva, Fagner Lopes de Sá, Apolo Fernandes Câmara e Lucas Kauan Miranda de Oliveira.

As professoras de educação física, Jéssica Serrano e Aline Rabay, juntamente com o Diretor Geral João de Deus, acompanharam os atletas ao longo de toda competição.

Os resultados obtidos pelo Campus Catolé do Rocha foram muito expressivos:

• Ouro no tênis de mesa feminino;
  • Ouro no handebol feminino;
  • 4° lugar no xadrez masculino.

Os alunos Ismael Gomes da Silva e Ketellyn Vitória Ferreira da Silva obtiveram classificação para etapa nacional, e irão representar a Paraíba nas modalidades tênis de mesa feminino e xadrez masculino.

Os demais atletas de xadrez e tênis de mesa e a equipe de futsal masculino, apesar de não terem alcançado medalha ou classificação, representaram muito bem o Campus Catolé do Rocha.

A professora de educação física, Jéssica Serrano, ressaltou a importância do esporte na vida dos nossos alunos: “O esporte é uma importante ferramenta educacional e exerce um papel social importantíssimo, obter um excelente resultado na competição foi muito importante, mas o aprendizado que os nossos alunos/atletas puderam vivenciar ao longo desses cinco dias não pode ser medido através de medalhas. Foi uma experiência rica e gratificante que certamente ficará marcada na vida de cada um de nós”.

"A delegação de Catolé sai com a sensação de dever cumprido, uma vez que, mesmo sem estrutura para os treinos, garantem dois pódios e dois atletas no campeonato regional. Foi uma honra integrar essa equipe, é uma honra estar no Campus Catolé", conclui a professora.

Todas as fotos podem ser acessadas nesta pasta.