Você está aqui: Página Inicial > Catolé do Rocha > Notícias > 2022 > 10 > Campus Catolé do Rocha realiza oficina intitulada: a prática da atividade física e os benefícios para a Saúde Mental

por publicado: 10/10/2022 11h00 última modificação: 10/10/2022 11h00

O Instituto Federal da Paraíba - Campus Catolé do Rocha, através da Coordenação de Assistência Estudantil (CAEST) e o Núcleo de Acompanhamento Psicossocial (NAPS), realizou no dia 22 de setembro de 2022, uma oficina sobre “a prática da atividade física e os benefícios para a saúde mental” com a parceria do fisioterapeuta Jeferson Rodrigo Silva Santos, da cidade de Catolé do Rocha/PB. Cerca de 40 estudantes participaram da oficina.

O fisioterapeuta explicou que "a atividade física é uma excelente ferramenta na prevenção e na reabilitação dos transtornos mentais, visto que, além dos seus benefícios para o corpo,  há liberação de endorfinas que promovem melhora do humor, da concentração, autocontrole, memória e sono. Estudos mostram o Pilates como um grande aliado no combate destes transtornos, pois dentro dos princípios do método estão a concentração, respiração e controle corporal."

Durante a oficina foi realizada uma roda de conversa acerca dos benefícios da atividade física, bem como a realização de exercícios de relaxamento e mobilidade articular através do Método Pilates.

No final da oficina os alunos responderam a um questionário com perguntas relacionadas à saúde mental, à atividade física, ao sono e à alimentação para verificar a compreensão acerca da atividade realizada e sanar as dúvidas.

A oficina teve como objetivo proporcionar um momento de relaxamento e reflexão sobre a atividade física e a saúde mental para a comunidade acadêmica, além de disseminar informações sobre o cuidado em saúde mental, o qual não está restrito ao uso de medicamentos e a realização de psicoterapia, sendo relacionado a pequenas ações que podem contribuir para uma melhor qualidade de vida. Esse cuidado começa com a realização da atividade física, o cuidado com a alimentação, o sono adequado e com a manutenção de uma rede de apoio social e afetiva.