Você está aqui: Página Inicial > Catolé do Rocha > Notícias > 2022 > 09 > Campus Catolé do Rocha realiza Capacitação em Primeiros Socorros

Noticia

Campus Catolé do Rocha realiza Capacitação em Primeiros Socorros

por publicado: 28/09/2022 07h16 última modificação: 28/09/2022 07h16

O IFPB – Campus Catolé do Rocha, através do setor de saúde, realizou na última quarta-feira, dia 21 de setembro, uma capacitação de Primeiros Socorros em parceria com o socorrista do SAMU-192, Marlon Vieira de Melo, da cidade de  Catolé do Rocha-PB. Cerca de 54 servidores e colaboradores prestigiaram o evento.

O sr. Marlon explicou o que fazer em situações como parada cardíaca, desmaio, hemorragias, sangramento nasal, engasgo e convulsão. Também descreveu que, durante a parada, a pessoa fica inconsciente, deixa de responder a estímulos e para de respirar. Ao reconhecer esse momento, é preciso agir rapidamente e acionar o SAMU ligando para o 192. Na ocasião foi orientado ainda que, caso a cidade não tenha SAMU, deve-se chamar os Bombeiros ou o sistema de atendimento de emergência que for oferecido na região e, só depois, iniciar o procedimento de reanimação, conforme o passo a passo indicado pelo socorrista.

Durante o treinamento, foram apresentadas algumas técnicas de primeiros socorros como Ressuscitação Cardiopulmonar (RCP), Manobra de Heimlich e esclarecidas várias dúvidas dos presentes.

O evento tinha o objetivo de disseminar informações básicas mas fundamentais para o bem-estar e segurança da comunidade acadêmica do IFPB Campus Catolé do Rocha, haja vista que os primeiros socorros são procedimentos básicos de emergência que devem ser aplicados a uma pessoa em situação de risco de vida, procurando manter os sinais vitais, bem como impedir o agravamento, até que a vítima receba adequada assistência.