Você está aqui: Página Inicial > Catolé do Rocha > Notícias > 2022 > 09 > Estudantes de Catolé irão para a nacional da Olimpíada Brasileira de Robótica

Estudantes de Catolé irão para a nacional da Olimpíada Brasileira de Robótica

Equipes ficam em segundo e terceiro lugar, na etapa paraibana
por publicado: 12/09/2022 08h23 última modificação: 19/09/2022 14h23

A etapa Estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica da Paraíba ocorreu no dia 17 de agosto na capital paraibana. O evento reuniu cerca de mais de 40 equipes de todo o estado, dentre as quais, duas equipes do Campus Catolé do Rocha do IFPB se destacaram garantindo o segundo e terceiro lugar na modalidade prática de nível 2. Composta pelos estudantes Alan Brito, Fernando Otto, alunos do 1º ano do curso técnico em informática, e  Ian Carlos do 4º ano do curso técnico em edificações, a equipe Ares conquistou o terceiro lugar, já a equipe Tokyo ficou com o segundo lugar, composta pelas estudantes: Ana Beatriz Almeida, Hillary Diniz, Letícia Diniz e Radymilla Cristiano, todas discentes do 4º ano do curso técnico em edificações.

"A participação das equipes tanto de nosso campus quanto de outras instituições enriqueceram a competição da OBR fase estadual como um todo, podemos observar e aprender um com os outros buscando uma competição amigável e a melhora de nossos conhecimentos ao decorrer da competição." complementam: "mesmo com as diversidades encontradas no decorrer da competição conseguimos por nossos conhecimentos a prova e darmos a volta por cima dos problemas encontrados."  os membros da equipe finalizam: "A robótica é algo que nos desperta um grande interesse e continuamos tentando absorver cada mínimo detalhe que nos for possível para aplicá-las em todas as áreas das nossas vidas".

A equipe Tokyo afirma: “Acreditamos que a participação das equipes na fase estadual tenha sido de grande importância para nosso aprendizado, já que pudemos pôr em prática todo nosso conhecimento obtido durante um ano de preparação para esse evento, além de compartilhar e adquirir experiências com as demais equipes”, ademais, acrescentam: “a robótica em si, foi um grande divisor de águas em nossas vidas, pois nos abriu diversas portas e nos trouxe muitos aprendizados tanto para a vida pessoal quanto para a vida acadêmica. Graças a ela, tivemos certeza de que carreira queremos seguir e que grandes desafios irão surgir durante a vida, porém podemos enfrentá-los”.

Com a conquista do segundo lugar, a equipe Tokyo garantiu uma vaga para representar a Paraíba durante a Etapa Nacional que será realizada em São Bernardo do Campo - SP. Dentre as duas vagas disponibilizadas ao estado, o time Tokyo disputará o pódio nacional entre os dias 17 e 22 de outubro. A Etapa Nacional classifica o campeão para disputar a RoboCup Júnior. Em 2023, o evento ocorrerá em Bordeaux, na França, no período de 04 a 10 de julho.