Você está aqui: Página Inicial > Catolé do Rocha > Notícias > 2022 > 03 > Campus Catolé do Rocha realizou sua VII Semana Pedagógica

Campus Catolé do Rocha realizou sua VII Semana Pedagógica

Educação Inclusiva: Desafios e Possibilidades.

por publicado: 22/03/2022 16h47 última modificação: 23/03/2022 17h16

Durante os dias 16 a 18 de março de 2022 aconteceu a VII Semana Pedagógica do IFPB-Campus Catolé do Rocha. O evento teve como tema “EDUCAÇÃO INCLUSIVA: desafios e possibilidades”, organizado pela Coordenação Pedagógica do Campus Catolé do Rocha, contando com o apoio da Diretoria de Desenvolvimento de Ensino e a cooperação das Coordenações de Curso, Coordenação de Apoio ao Estudante e do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas – NAPNE. Este foi o primeiro encontro presencial desde o inicio da pandemia.

Em sua programação a Semana Pedagógica teve palestras com os temas "Educação Inclusiva: documentos internos, metodologias e avaliações inclusivas" e "Conhecendo o Autismo". Além disso, ocorreram Rodas de Conversa, Exposição sobre o funcionamento do Conselho de Classe, Integração dos Docentes e TAEs, Apresentação do Calendário Letivo e de Eventos, e Caracterização das turmas ingressantes, Histórico das turmas de 2016 a 2021, Experiências exitosas, Avaliação do perfil do egresso e PPC’s dos Cursos Técnicos Integrados do IFPB – Campus Catolé do Rocha.

Contamos com a Angleib Justino Figueiredo de Freitas (Professor de Química e Acompanhante Terapêutico), Elionária Lima de Figueredo Graciano (Psicopedagoga do campus Catolé do Rocha), Eliane Lucas da Silva (Psicóloga do campus Catolé do Rocha), Larissa Cossetti Coelho Caju (PRAE-IFPB) e Vanda Lucia Batista dos Santos Souza (Pedagoga do IFPB-CZ).

Nas palavras do professor José de Arimateia, Diretor de Desenvolvimento de Ensino “A semana pedagógica trouxe para nossa reflexão o enorme desafio que é fazer educação inclusiva. Foram três dias pensando em como construir significado e relevância por meio do processo ensino-aprendizagem. Mais do que reproduzir conteúdos o século 21 nos impõe instigar mentes a buscarem respostas consistentes aos desafios do nosso tempo, e isso foi a matéria-prima de nossa 7ª semana pedagógica”.

Para a Cléia Cavalcanti, Coordenadora Pedagógica, “Esse momento é importante para marcar o início do ano letivo, assim como trazer motivação e conhecimentos necessários para uma melhor caminhada durante o ano. A proposta da VII Semana Pedagógica foi abordar inclusão, inclusão de todos - alunos, servidores e gestão - com a finalidade de efetivar um processo de ensino e de aprendizagem de forma significativa”.

“Por ocasião da Semana Pedagógica a Coordenação de Gestão de Pessoas (CGP) promoveu o acolhimento dos servidores do Campus Catolé do Rocha. Durante esse momento foi debatido os direitos e deveres dos servidores públicos federais, segundo a legislação vigente, e ainda foi proporcionado um espaço de apresentação dos novos servidores que o Campus recebeu e de interação entre todos”. Cleide Alves de Sousa, Coordenadora de Gestão de Pessoas.

“COMO AS AVES, AS PESSOAS SÃO DIFERENTES EM SEUS VOOS, MAS IGUAIS NO DIRETO DE VOAR”