Você está aqui: Página Inicial > Catolé do Rocha > Notícias > 2021 > 06 > IFPB Campus Catolé do Rocha tem três equipes premiadas na Feira Brasileira de Jovens Cientistas

Evento nacional ocorreu virtualmente entre os dias 23 a 27 de junho de 2021
por publicado: 29/06/2021 15h30 última modificação: 30/06/2021 17h08

Estudantes do Curso Técnico Integrado de Edificações do IFPB Catolé do Rocha conquistaram novos prêmios nesta edição anual da Feira Brasileira de Jovens Cientistas – a FBJC. No total, três equipes do campus participaram com projetos nas áreas de Engenharia Elétrica, Engenharia Civil e Ciências Exatas e da Natureza.

O prêmio “Estreante Destaque” foi conquistado pelas alunas Ana Beatriz Almeida da Silva, Leticia Bezerra Sousa Diniz e Edna Edna Dayara Aristides de Lima, orientadas pelo Professor Alexsandro Trindade. O projeto, intitulado “Elaboração de Aparelho Auxiliar de Comunicação com Arduino para pacientes com Esclerose Lateral Amiotrófica”, visou o desenvolvimento de um comunicador vocalizado capaz de trazer mais independência e qualidade de vida às pessoas com com E.L.A.

Já o projeto “Caderno ecológico: do tratamento de água ao plantio de semente”, desenvolvido pelos alunos Ítalo Bruno Teixeira de Lira, Lorenna Eduarda de Oliveira Andrade e Daniele de Oliveira Sousa, sob a orientação da Professora Tainá Silva, recebeu o Prêmio de Empreendedorismo da Mettzer. A equipe já havia sido premiada com o projeto na Semana de Ciência, Cultura e Tecnologia do IFPB-CR, a SECITEC.CR 2020, com o 1º lugar na área Ciências exatas e da natureza e suas tecnologias. Feito com papel reciclado e sementes de Moringa oleífera L. e espécies vegetais da região, o caderno ajuda no tratamento de água, pois a moringa é coagulante/floculante natural e, ainda, na arborização da região.

As alunas Radymilla Cristiano Camilo, Letícia Vieira Gonçalves e Hillary Diniz Saldanha concorreram com o projeto “BrickBlind: Jogo de Montar como Tecnologia Assistiva no Ensino de Desenho Técnico para Deficientes Visuais”, recebendo duas premiações: o 2º lugar na área de Engenharia e o Prêmio de Empreendedorismo da Mettzer. Com orientação da Prof. Luiza Lima e coorientação dos professores Alexsandro Trindade e Angela Nunes (IFPB Patos), o projeto propõe um jogo para auxiliar o desenvolvimento da aptidão espacial, produzido por meio de impressão 3D, de modo a contribuir com a inclusão educacional na área tecnológica.

Como primeira feira científica e pré-universitária nacional, a FBJC incentiva jovens cientistas no país e possibilita sua conexão em rede. Nas palavras da Diretora Geral do campus, Suzany Medeiros, “a crescente participação dos alunos e os resultados alcançados mostram o quanto o campo da pesquisa vem amadurecendo no nosso campus. Isso contribui não só para a formação integral dos nossos estudantes, mas também se encarrega de divulgar a identidade do IFPB campus Catolé do Rocha nacionalmente. Para nós, esse é um momento de muita felicidade.