Você está aqui: Página Inicial > Catolé do Rocha > Notícias > 2021 > 04 > IFPB Solidário: instituição beneficiada pela campanha no sertão relata o seu dia a dia um ano após a doação

A campanha segue arrecadando fundos para realizar novas doações a entidades de assistência social
por Amanda Tavares publicado: 19/04/2021 16h28 última modificação: 19/04/2021 16h29

A Campanha IFPB Solidário, uma iniciativa do Instituto Federal da Paraíba em defesa da vida e da segurança alimentar de pessoas em situação de vulnerabilidade social no estado, está completando um ano neste mês de abril. Desde o seu início, a campanha tem buscado arrecadar recursos financeiros para adquirir cestas básicas contendo alimentos e produtos de higiene para doar a quem teve seu emprego e sua renda diretamente prejudicados pela pandemia de Covid-19.

Durante esse período, o IFPB Solidário distribuiu 3500 cestas básicas, que foram entregues a mais de 50 entidades da sociedade civil, associações e centros de assistência social espalhados por todas as mesorregiões da Paraíba. As instituições beneficiadas pela campanha foram selecionadas por servidores distribuídos nos municípios que abrigam os campi do IFPB de acordo com as atuações de cada uma delas junto às comunidades locais, considerando os serviços prestados e a sua relevância para a população de cada município.

Uma das entidades contempladas com os donativos do IFPB Solidário foi o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Catolé do Rocha, localizado a 405 km da capital. De acordo com Maria Clébia Pontes de Paiva, uma das assistentes sociais do centro, as doações do IFPB Solidário vieram em um momento de grande necessidade e foram de grande valia para as famílias beneficiadas, que “até hoje são muito gratas ao IFPB pelos produtos recebidos”.

As quarenta cestas básicas que foram doadas ao CRAS em maio de 2020 foram distribuídas para o Sítio Lagoa Rasa, onde vive a comunidade quilombola da cidade.Foto Cras Catolé 2.jpg

Ainda segundo Clébia, um ano após a primeira doação do IFPB Solidário, o CRAS de Catolé do Rocha segue atendendo as crianças e os adolescentes da região de forma prioritariamente remota, com vistas a garantir a segurança de todos e evitar a propagação do novo coronavírus. Outro grupo atendido pela entidade são os idosos, que interagem com o centro por meio de um programa de rádio que é veiculado semanalmente e recebe ligações, mensagens, vídeos e cartas do público participante. “Em princípio, não sabíamos se a estratégia daria certo, mas os idosos têm interagido bastante e o programa tem sido um sucesso”, contou Clébia.

A preocupação em respeitar os protocolos estabelecidos pelas autoridades sanitárias para prevenir o contágio pela Covid-19 também fez com que os atendimentos do Programa Criança Feliz, voltado para a primeira infância, fossem adaptados para o formato remoto. “Esse programa contempla crianças de 0 a 3 anos e atende mais de 380 crianças. A equipe responsável pelo Criança Feliz é composta por educadores e visitadores que realizam atividades semanais com o público e interagem de perto com as famílias, que têm sido bem participativas e fundamentais para que os atendimentos continuem sendo realizados”, relatou Clébia.

O êxito dos atendimentos não significa, no entanto, que as instituições de assistência social não venham enfrentando dificuldades durante o período pandêmico. Para Clébia, “o momento é bastante delicado e todo mundo trabalha com medo, mas a gente tem que continuar porque a demanda é muito grande. Além das crianças, adolescentes e idosos que atendemos, nós também recebemos demandas do Ministério Público e da rede domiciliar, então você já imagina que o nosso trabalho não pode parar, mesmo com toda a dificuldade que estamos vivendo”, afirmou.

Ciente da grande relevância do trabalho das entidades de assistência social para as comunidades que atendem, o IFPB reforça o chamamento à população paraibana para colaborar com a campanha IFPB Solidário, que visa ajudar quem mais precisa nesse momento tão desafiador. Qualquer pessoa pode fazer doações à campanha, independentemente de fazer parte da comunidade acadêmica do IFPB ou não. Qualquer contribuição é válida. Todos os meses o instituto disponibiliza a prestação de contas da campanha em seu portal institucional, para que todos possam acompanhar as quantias arrecadadas.

As contribuições podem ser realizadas por meio de transferência bancária para as contas da Funetec no Banco do Brasil ou no Sicoob. Também é possível fazer doações à campanha pelo Pix: ifpbsolidario@ifpb.edu.br.

Confira abaixo os dados bancários para efetuar a sua contribuição:

Contas para doação, com titular FUNETEC - CNPJ: 02.168.943/0001-53:

Banco do Brasil - Agência: 1618-7- Conta Corrente: 13.641-7;

SICOOB - Agência: 4180 - Conta Corrente: 3.106-2.

*Texto: Amanda Tavares de Melo - Jornalista do IFPB