Você está aqui: Página Inicial > Catolé do Rocha > Notícias > 2020 > 01 > IFPB - Campus Catolé do Rocha realiza a V Semana Pedagógica

IFPB - Campus Catolé do Rocha realiza a V Semana Pedagógica

O evento teve como tema “(Re)Pensando a avaliação dentro do processo pedagógico” e contou com uma diversificada programação

por publicado: 29/01/2020 18h21 última modificação: 17/02/2020 11h18

Entre os dias 21 a 23 de janeiro de 2020 aconteceu a V Semana Pedagógica do IFPB-Campus Catolé do Rocha. O evento teve como tema (RE)PENSANDO A AVALIAÇÃO DENTRO DO PROCESSO PEDAGÓGICO e foi organizado pelo Setor Pedagógico do Campus Catolé do Rocha, contando com o apoio da Diretoria de Desenvolvimento de Ensino e a Cooperação das Coordenações de Curso e do Núcleo de Combate ao Assédio – NUCA.

“A semana pedagógica foi muito significativa, principalmente pela qualidade dos temas abordados; momento oportuno para os docentes reavaliarem suas práticas educativas”. Afirmou Márcio Roberto, professor da disciplina Filosofia e Metodologia Científica do Campus.

A proposta principal da V Semana Pedagógica foi promover a reflexão sobre as diversas avaliações inseridas no processo ensino-aprendizagem e, a partir destas reflexões planejar as ações para o ano letivo de 2020.

Para a Técnica em Assuntos Educacionais, Eliene Nunes, o evento promoveu a reflexão das práticas pedagógicas do ano de 2019 através de ricos debates que auxiliarão na condução dos trabalhos durante esse ano letivo que se inicia. Ademais, o encontro oportunizou a construção de projetos necessários a melhoria das atividades acadêmicas e forneceu subsídios teóricos-metodológicos relevantes para a efetiva construção do planejamento docente.

O evento contou com uma programação bastante diversificada abordando desde a caracterização das turmas ingressantes, o resultado do desempenho dos alunos matriculados no ano de 2019, avaliação, saúde mental com ênfase na ansiedade, tema abordado pela Psicóloga Ellen Lúcio Pereira, da Coordenadoria de Políticas públicas para Mulheres da Cidade de São Bento-PB, combate ao assédio moral e sexual, perfil do egresso e PPC’s dos Cursos Técnicos Integrados do IFPB – Campus Catolé do Rocha, rotinas do professor e calendário letivo. Ainda foi possível proceder à elaboração dos projetos de nivelamento e a apresentação e construção coletiva do Plano de Combate à Evasão Escolar no âmbito do Campus Catolé do Rocha.

“A V Semana Pedagógica foi um rico momento de troca de saberes, onde tivemos a oportunidade de crescer profissionalmente e aprimorar nossas ferramentas de atuação para que o ano letivo de 2020 traga resultados ainda mais proveitosos. Acreditamos que esse evento, certamente, foi o início de uma sequência de outras oportunidades de capacitação para os servidores do nosso campus ao longo do ano!”. Afirmou a professora Yasmin Ramos Peregrino, Diretora de Desenvolvimento de Ensino do IFPB - Campus Catolé do Rocha.

Texto: Iarani Silva Serafim de Sousa – estagiária do Setor Pedagógico e Eliene Nunes Ferreira – Técnica em Assuntos Educacionais; Imagens: Daniel de Sá Rodrigues – docente, e Iarani Silva Serafim de Sousa – estagiária do Setor Pedagógico.