Você está aqui: Página Inicial > Catolé do Rocha > Notícias > 2019 > 03 > A importância dos livros como ferramentas de motivação

A importância dos livros como ferramentas de motivação

A criação da biblioteca pessoal como passo importante para o prazer da leitura

publicado: 26/03/2019 10h55 última modificação: 29/03/2019 10h39

Nos dias 7, 8 e 13 de março foram realizadas atividades motivacionais envolvendo diversos livros com todas as turmas do IFPB, Campus Catolé do Rocha.  Fazendo parte das aulas de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, as dinâmicas giraram em torno do contato direto com várias dezenas de livros de diversas áreas do conhecimento, principalmente com livros de literatura (poemas, contos, crônicas, teatros, biografias, romances, quadrinhos e cordéis).

O objetivo foi fazer com que os alunos pudessem se sentir mais (ou ainda mais) motivados com o hábito da leitura e com o contato com os livros. Num primeiro momento, houve um rodízio de obras no qual cada aluno ficava com um título diferente. A cada dez minutos de contato com cada obra, os alunos trocaram os livros e passaram a ter contato com outros títulos, observando capas, títulos, autores, orelhas, sumários, introduções etc. Num segundo momento, após um rodízio de pelo menos dez livros, todos entraram em debate sobre os conteúdos que tiveram contato, falando sobre suas impressões e dizendo quais obras mais o interessaram. No final da dinâmica, todos puderam escolher um livro e levar para casa com o objetivo de começar, ou continuar, a formar suas bibliotecas pessoais.

Segundo o professor Flaviano, “aulas como essas são fundamentais para que os alunos possam desenvolver o prazer pela leitura, já que podem ter acesso a títulos que dificilmente teriam contato ou mesmo disposição para conhecer. Com dinâmicas assim, eles podem sentir mais vontade de ir à biblioteca e continuar a conhecer novos livros através do contato direto com eles”.

As atividades de leitura desenvolvidas no IFPB Campus Catolé do Rocha fazem parte de um conjunto de ações que englobam o departamento pedagógico, a biblioteca e a participação interdisciplinar de todos os outros professores e funcionários. De acordo com o professor, “sorrisos, debates, leituras silenciosas e entusiasmo fizeram parte dessas atividades e com certeza estarão também presentes nas próximas dinâmicas dessa natureza a serem realizada no campus”.

Texto e imagens  do professor Faviano Maciel