Você está aqui: Página Inicial > Catolé do Rocha > Notícias > 2018 > 03 > Setor Pedagógico realiza ação visando o combate ao Bullying

Setor Pedagógico realiza ação visando o combate ao Bullying

Debates, dinâmicas e exibição de filmes abordaram a temática da diversidade
por publicado: 27/03/2018 15h31 última modificação: 27/03/2018 15h31

O Setor Pedagógico do Campus Catolé do Rocha do IFPB realizou nesta semana uma ação visando o combate ao bullying e a promoção do respeito à diversidade. A motivação surgiu da premissa de que no contexto escolar há uma diversidade significativa de conflitos, que podem resultar em problemas sérios. Segundo a equipe pedagógica, os enfoques preventivos na escola constituam uma via privilegiada para transformar essas situações de forma positiva e conseguir uma convivência escolar harmônica.

A ação ocorreu através de debates, dinâmicas e exposição de filmes que abordam a temática. Na visão da pedagoga Vera Cléia Cavalcanti, responsável pelo Setor Pedagógico do Campus, trabalhar o tema na perspectiva de melhorar a convivência permite o fortalecimento da cultura democrática. “Abordar a noção do ‘outro’ ou da ‘outra’ como ‘semelhante’ implica o reconhecimento das diferenças e, ao mesmo tempo, a afirmação da sua condição de igualdade de direitos”, frisou Vera Cléia.

“Queremos com esta abordagem encaminhar o trabalho com os nossos alunos dentro de princípios de consciência moral e cidadania, no intuito de evitar a ocorrência do bullying no ambiente escolar e conscientizá-los a conviver e respeitar as diferenças”, destacou a Técnica em Assuntos Educacionais do Campus, Eliene Nunes Ferreira.

A ação contou com a colaboração do docente Márcio Roberto, professor de Filosofia do Campus. Motivada pela temática, a estudante Alyce Raiane Jales de Lira, do 2º ano matutino, escreveu a seguinte poesia:

DIVERSIDADE

Eu parei para pensar

E pensando eu conclui

E as maneiras que agi

Não fiz nada para mudar

Peço a todos para se juntar

Fazer um mundo mais contente

Se alguém for “diferente”

Procure algo para igualar

Somos todos seres humanos

Homem, mulher, moça e rapaz