Você está aqui: Página Inicial > Catolé do Rocha > Notícias > 2016 > 12 > I Encontro dos Profetas da Chuva da Paraíba

Noticia

I Encontro dos Profetas da Chuva da Paraíba

O Evento foi promovido pelo Campus Catolé do Rocha em parceria com outras Instituições.
publicado: 22/12/2016 21h13 última modificação: 24/12/2016 17h14

Foi realizado no dia 20 de dezembro o I Encontro dos Profetas da Chuva. O evento ocorreu no auditório da UEPB Campus Catolé do Rocha e foi  promovido pelo IFPB Campus Catolé do Rocha em parceria com a UEPB, Sindicato dos Produtores Rurais de Catolé do Rocha, Escola Agrotécnica do Cajueiro e EMATER.

O Encontro teve por objetivo resgatar a tradição do homem do campo em prever as estações de chuva através da observação das nuvens, dos animais e das plantas. Um tipo de conhecimento popular transmitido oralmente de geração a geração de sertanejos que, observando determinados fatos naturais como a presença de formigueiro dentro do rio ou a pouca floração do juazeiro, podiam mensurar o volume de chuva para os primeiros meses de cada ano.

Durante o evento, houve os relatos de alguns “profetas” acerca de suas experiências e a previsão de chuva para o ano de 2017. De acordo com o senhor Francisco Calixto de Lima (Teteco Calixto) do Sítio Fazenda Velha, “No dia de Santa Luzia o céu estava bastante nublado e em forma de escama o que indica muita chuva”. Já para agricultora Silvia Maria de Lima, do Assentamento Frei Dimas, “o próximo ano vai ser bom de chuva porque os pés de coco catolé carregaram pouco”. Relatos como esses permearam toda manhã na UEPB, inclusive com a participação de um “profeta” como 91 anos, o senhor Antônio Juvêncio da Silva que trouxe o registro das precipitações pluviais de 1980 a 2016.

“Estamos resgatando a sabedoria popular. Trabalhei na roça e sei o quanto os agricultores se sentem felizes em serem protagonistas em um evento como esse”. Afirmou o Diretor Geral do IFPB Campus Catolé do Rocha, Professor Caetano José de Lima.

Na avaliação do professor Edivan, Diretor Geral da UEPB: “parabenizo toda a equipe do IFPB por mais uma grande parceria. É uma maneira de incentivar os agricultores”.

“Foi um momento muito especial, juntar as experiências empíricas com o conhecimento acadêmico para mostrar o valor de cada um”. Destacou Melquíades, Presidente do Sindicato dos Agricultores de Catolé do Rocha.

O sucesso do Primeiro Encontro de Profetas da Chuva torna imprescindível a continuidade desse tipo de evento como forma de garantir para as futuras gerações o patrimônio imaterial da cultura nordestina.

 

Campus Catolé do Rocha com texto e imagens do professor Márcio Roberto.