Você está aqui: Página Inicial > Catolé do Rocha > Notícias > 2016 > 05 > Encontro pela Valorização da Cultura Negra mobiliza Catolé do Rocha

Encontro pela Valorização da Cultura Negra mobiliza Catolé do Rocha

por publicado: 04/07/2016 15h41 última modificação: 04/07/2016 15h42

O I Encontro pela Valorização da Cultura Negra está sendo realizado no CampusCatolé do Rocha do IFPB. O tema do evento que começou na quinta e encerra nessa sexta, é “Negro no Brasil: ontem e hoje”. A ação se propôs a refletir sobre o lugar do negro em nosso país, retomando discussões de natureza político-cultural e linguística, que são relevantes à formação de cidadãos conscientes e ativos.

De acordo com um dos coordenadores do evento, a professora Aline Leal: “A proposta foi pensada de maneira a retomar os significados da abolição da escravatura, pela assinatura da Lei Áurea pela princesa Isabel em 13 de maio de 1988, problematizando o contexto em que ela foi realizada bem como as implicações dela para a sociedade brasileira”.

O evento, sob uma perspectiva transdisciplinar, contou com o envolvimento de toda a comunidade escolar, servidores e estudantes, assim como convidados externos. Entre eles, o membro do Centro de Estudo Negro da Paraíba (CEN-PB), Paulo César Pereira, que, juntamente com o professor de história do Campus, François Fernandes, compôs a mesa redonda “Liberdade de direito. Luta de fato”. O estudante da Universidade Estadual da Paraíba, Juracy dos Santos Silva proferiu a palestra “Qual a ligação entre os santos católicos e os da matriz africana? ”.

Além disso, houve apresentações musicais tanto com a participação dos integrantes do projeto de “Musicalização Quilombola”, que está sendo realizado na comunidade remanescente de quilombo Lagoa Rasa, em Catolé. O projeto é coordenado pelo professor Ilton Fonseca com a participação dos próprios discentes e servidores do Instituto Federal da Paraíba.

Confira as fotos no Facebook do Campus Catolé do Rocha