Primeira versão da Tabela Periódica da Química traduzida para Libras é lançada pelo IFPB

Recurso inédito em Libras integra acessibilidade e sustentabilidade no ensino de Ciências

tabela em libras.png

Um grupo de pesquisadores do Instituto Federal da Paraíba (IFPB) apresentou um estudo que apresenta a primeira versão da Tabela Periódica da Química Verde e Sustentável (TPQVS) traduzida para a Língua Brasileira de Sinais (Libras). Trata-se de um recurso didático e interdisciplinar inédito no Brasil. A pesquisa foi publicada na quinta-feira (4), na revista Espaço do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES), periódico nacional de referência na área da surdez e tem como autores Jaelson Marques Martins, licenciado em Química pelo IFPB, e Carlos Alberto da Silva Júnior, professor de Química do IFPB e líder do Green Maker Lab - Grupo de Pesquisa e Inovação em Química Verde.

O trabalho discute o processo de criação, validação e disponibilização pública da TPQVS em Libras, preenchendo uma lacuna importante na produção de materiais acessíveis sobre Química Verde para estudantes e professores surdos. O artigo é intitulado “A Tabela Periódica da Química Verde e Sustentável (TPQVS) em Libras como recurso didático e interdisciplinar para surdos”.

De acordo com o professor Carlos Alberto da Silva Júnior, a iniciativa dialoga diretamente com o compromisso institucional assumido pelo IFPB ao tornar-se, signatário do Green Chemistry Commitment (GCC), uma iniciativa internacional que reúne instituições de ensino - como University of California (EUA), UNICAMP e USP dedicadas a transformar a formação em Química. A assinatura do compromisso ocorreu em 2024, durante a XIX Semana de Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia (SECT) do Campus João Pessoa, reforçando a responsabilidade institucional de promover práticas pedagógicas inovadoras, sustentáveis e alinhadas ao desenvolvimento científico contemporâneo. O professor Carlos é o principal contato institucional do Comprometimento em Química Verde (do inglês: Green Chemistry Commitment - GCC) que o IFPB assinou em 2024.

“Esta publicação reafirma o pioneirismo do IFPB na produção de recursos didáticos e potencialmente inclusivos no Ensino de Química Verde”, destacou. O docente também agradeceu aos colaboradores e estudantes envolvidos no projeto: “Agradeço a Deus, aos pesquisadores parceiros e aos estudantes que contribuíram para este trabalho. Esta versão inédita da TPQVS representa um passo importante na construção de um ensino de Química mais inclusivo e conectado às demandas da sociedade contemporânea”, disse o professor Carlos Alberto.

Imagens da Tabela Periódica

A criação da TPQVS em Libras constitui uma entrega concreta do IFPB às metas do GCC, alinhando inclusão, sustentabilidade e inovação pedagógica aos ODS da Agenda 2030.

Confira o artigo na íntegra aqui: https://seer.ines.gov.br/index.php/revista-espaco/article/view/1948

Confira a TPQVS: https://greenmakerlab.com/TPQVS